Curtas portuguesas “Ruby” e “Dia de Festa” competem no festival de Palm Springs

Curta-metragem Festival Cinema Portugus

Este ano, o festival decorre online, de 16 a 22 de junho.

As curtas-metragens “Ruby” e “Dia de Festa” foram selecionadas para a 26ª edição do Palm Springs International ShortFest que este ano decorre em versão online entre 16 e 22 de junho.

As rea­li­za­do­ras por­tu­gue­sas Mari­a­na Gai­vão, com “Ruby” e Sofia Bost, com “Dia de Fes­ta”, fazem par­te da sele­ção ofi­ci­al do fes­ti­val nor­te-ame­ri­ca­no, des­ta­can­do-se entre o total de seis mil fil­mes submetidos. 

“Ruby” con­cor­re ao galar­dão de “Melhor Cur­ta-Metra­gem de Ima­gem Real” e “Dia de Fes­ta” está entre os sele­ci­o­na­dos que com­pe­tem pelo pré­mio “Melhor Cur­ta-Metra­gem Internacional”.

Devi­do à pan­de­mia glo­bal de COVID-19, tam­bém Palm Springs optou pelo for­ma­to onli­ne, ain­da que com algu­mas dife­ren­ças. Ape­nas os fil­mes que já se encon­tram onli­ne serão dis­po­ni­bi­li­za­dos para visu­a­li­za­ção gra­tui­ta no site do festival. 

A segun­da cur­ta-metra­gem de Mari­a­na Gai­vão, cuja estreia ocor­reu no Cur­tas Vila do Con­de 2019, onde rece­beu o pré­mio de “Melhor Rea­li­za­ção”, tem per­cor­ri­do fes­ti­vais de reno­me a nível mun­di­al, como no Fes­ti­val du Nou­ve­au Ciné­ma de Mon­tréal, ou o Inter­na­ci­o­nal Film Fes­ti­val Rot­ter­dam (IFFR).

Pro­du­zi­do por Mari­a­na Gai­vão, Ale­xan­der Ger­ner e pela Pri­mei­ra Ida­de, de Pedro Fer­nan­des Duar­te e Joa­na Gus­mão, o fil­me retra­ta uma juven­tu­de em auto­des­co­ber­ta, acom­pa­nhan­do a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor ami­ga, Mil­lie, regres­sar a Ingla­ter­ra, e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de Ruby Tay­lor e Mil­lie Romer. 

“Dia de Fes­ta” é o pri­mei­ro fil­me de Sofia Bost e teve a estreia inter­na­ci­o­nal na Sema­na da Crí­ti­ca do Fes­ti­val de Can­nes e a estreia naci­o­nal no Cur­tas Vila do Con­de 2019. Pro­du­zi­do pela Uma Pedra no Sapa­to, o fil­me acom­pa­nha o dia de Mena no ani­ver­sá­rio da sua filha Cla­ra, e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção das atri­zes Rita Mar­tins, Melis­sa Matos, Tere­sa Madru­ga, San­dra Celas, Mari­a­na Sil­va, Sara Gon­çal­ves e Fer­nan­da Neves. 

O pal­ma­rés do fes­ti­val de Palm Springs será anun­ci­a­do em finais de julho. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 09:46 — 05 junho ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem Festival Cinema Portugus

Fon­te.