Curta de animação “Elo” no Festival de Toronto

Cinema Portugus Festival Curta-metragem

O filme da realizadora Alexandra Ramires integra a seco Short Cuts no festival canadiano que comea a 10 de setembro.

“Elo”, curta-metragem de animação da realizadora Alexandra Ramires foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto, que se realizará entre 10 e 19 de setembro, no Canadá. O filme integra a secção oficial competitiva Short Cuts.

A copro­du­ção luso-fran­ce­sa é ani­ma­da a par­tir de dese­nhos em gra­fi­te e pó de gra­fi­te e explo­ra o encon­tro de duas per­so­na­gens que pro­cu­ram adap­tar-se na ten­ta­ti­va de se encai­xa­rem em padrões instituídos. 

Ale­xan­dra Rami­res reco­nhe­ce: “é uma sen­sa­ção mui­to boa vol­tar ao TIFF depois de, em 2017, estar lá com o meu fil­me ante­ri­or. Tra­ta-se de um fes­ti­val pelo qual nutro um gran­de cari­nho, não só pela qua­li­da­de da pro­gra­ma­ção, pela aten­ção inter­na­ci­o­nal que gran­jeia como tam­bém pelo seu dedi­ca­do públi­co. E natu­ral­men­te, por terem pro­gra­ma­do todos os fil­mes que realizei”. 

Este é o pri­mei­ro fil­me a solo de Ale­xan­dra Rami­res depois de ter co-rea­li­za­do “Água Mole” com Lau­ra Gon­çal­ves, ani­ma­ção que teve estreia mun­di­al na Quin­ze­na dos Rea­li­za­do­res em Can­nes, foi exi­bi­da em com­pe­ti­ção no TIFF e obte­ve, até à data, 19 pré­mi­os e mais de cen­te­na e meia de sele­ções para fes­ti­vais inter­na­ci­o­nais e mos­tras por todo o mundo. 

Ale­xan­dra Rami­res é licen­ci­a­da em Pin­tu­ra nas Belas Artes em Lis­boa. Teve o pri­mei­ro con­tac­to com cine­ma de ani­ma­ção na pro­du­to­ra Sar­di­nha em Lata e tra­ba­lhou nos estú­di­os de ani­ma­ção do Por­to da pro­du­to­ra Ban­do à Par­te, no desen­vol­vi­men­to de tra­ba­lho téc­ni­co e artís­ti­co para fil­mes de outros auto­res. Atu­al­men­te, desen­vol­ve o seu tra­ba­lho indi­vi­du­al e cole­ti­vo na Coo­pe­ra­ti­va BAP, da qual é mem­bro fundador. 

Na 45.ª edi­ção, o Fes­ti­val de Cine­ma de Toron­to adap­ta-se aos cons­tran­gi­men­tos pro­vo­ca­dos pela pan­de­mia e apre­sen­ta um pro­gra­ma redu­zi­do com ses­sões pre­sen­ci­ais, uma pla­ta­for­ma onli­ne aces­sí­vel para o ter­ri­tó­rio cana­di­a­no, con­fe­rên­ci­as de impren­sa e palestras. 

por CINEMAX actu­a­li­za­do às 14:45 — 26 agos­to ’20
publi­ca­do 14:44 — 26 agos­to ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Festival Curta-metragem

Fon­te.