Curtas de animação portuguesas entre os candidatos a uma nomeação para os Óscares

Animao Cinema Portugus Curta-metragem Oscar 2021

Um recorde de 96 filmes qualificaram-se para uma candidatura s nomeaes.

Um número recorde de 96 curtas-metragens de animação qualificaram-se para uma candidatura ao Oscar da categoria. Entre elas estão duas obras de realizadores portugueses e uma terceira que contou com coprodução nacional.

Os fil­mes qua­li­fi­ca­ram-se por três vias, atra­vés da exi­bi­ção em sala nas cida­des de Los Ange­les, ou Nova Ior­que, ao ven­ce­rem o Stu­dent Aca­demy Awards, orga­ni­za­do pela aca­de­mia nor­te-ame­ri­ca­na, ou ao rece­be­rem um pré­mio num dos fes­ti­vais que qua­li­fi­cam para o evento. 

As três cur­tas com mão por­tu­gue­sa são: 

“Altöt­ting”, do ale­mão Andre­as Hyka­de, copro­du­ção entre a Por­tu­gal, Ale­ma­nha e Cana­dá, Gran­de Pré­mio do Cina­ni­ma — Fes­ti­val de Ani­ma­ção de Espi­nho 2020. 

Pur­ple­boy”, Ale­xan­dre Siquei­ra, copro­du­ção luso-fran­ce­sa, ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio do Ani­ma 2020, em Bruxelas.

“Elo”, de Ale­xan­dra Rami­res, copro­du­ção luso-fran­ce­sa, melhor fil­me de ani­ma­ção no Cur­tas de Vila do Con­de 2020.


As nome­a­ções para a pró­xi­ma edi­ção dos Ósca­res serão anun­ci­a­das a 15 de mar­ço. A ceri­mó­nia de entre­ga dos pré­mi­os decor­re a 25 de abril. 

por CINEMAX actu­a­li­za­do às 11:50 — 04 janei­ro ’21
publi­ca­do 11:49 — 04 janei­ro ’21 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Animao Cinema Portugus Curta-metragem Oscar 2021

Fon­te.