Fest organiza workshop para profissionais de cinema

O Workshop Digi­tal Pro­duc­ti­on Chal­len­ge II pro­põe-se aju­dar pro­fis­si­o­nais do cine­ma a ren­ta­bi­li­za­rem o seu flu­xo de trabalho. 

Cinema Portugus

O Workshop Digital Production Challenge II prope-se ajudar profissionais do cinema a rentabilizarem o seu fluxo de trabalho.

Organizado pelo FEST, o workshop Digital Production Challenge II (DPCII) propõe-se dotar os participantes de ferramentas que os ajudem a melhorar o fluxo de trabalho na produção de um projecto audiovisual para cinema, televisão, ou streaming. Orientado por profissionais com carreiras internacionais consolidadas, o DPCII decorrerá, online, entre 29 de março e 1 de abril, e terá três bolsas de estudo para entregar a candidaturas portuguesas.

Mar­tin Hage­mann (pro­du­tor), Flo­ri­an Ret­ti­ch (super­vi­sor de DIT & work­flow), Phi­lip­pe Ros, direc­tor de foto­gra­fia e ima­gem digi­tal), Tom­ma­so Ver­gal­lo (espe­ci­a­lis­ta em ima­gem digi­tal para cine­ma), Miga Bär (super­vi­sor de pós-pro­du­ção), Sophie Bour­don (ges­to­ra de pro­jec­to), Kons­tan­ti­na Sta­vri­a­nou (pro­du­to­ra) e Paul Mil­ler (pro­du­tor) são os for­ma­do­res de um ciclo de con­fe­rên­ci­as que inclui estu­do de casos, acon­se­lha­men­to per­so­na­li­za­do e dis­cus­são de pro­jec­tos concretos. 

Um bom flu­xo de tra­ba­lho eco­no­mi­za tem­po e dinhei­ro, per­mi­tin­do um pro­du­to final melhor. Orga­ni­za­do por Paul Mil­ler e recor­ren­do a con­tri­bu­tos de diver­sos espe­ci­a­lis­tas em áre­as da pré e pós pro­du­ção de audi­o­vi­su­ais, o workshop DPCII ofe­re­ce pre­ten­de dotá-los de com­pe­tên­ci­as e fer­ra­men­tas para a ges­tão de flu­xos de tra­ba­lho, per­mi­tin­do que os pos­sam fazer as esco­lhas de pro­du­ção ade­qua­das à estra­té­gia de dis­tri­bui­ção esco­lhi­da, seja para cine­ma, trans­mis­são tele­vi­si­va ou streaming. 

O foco essen­ci­al é na reso­lu­ção de pro­ble­mas reais, pelo que o DPCII é espe­ci­al­men­te voca­ci­o­na­do para pro­fis­si­o­nais com pro­jec­tos em cur­so e par­te do tra­ba­lho será cen­tra­do na dis­cus­são das difi­cul­da­des que os par­ti­ci­pan­tes estão a enfrentar. 

O workshop DPCII tem vin­te e qua­tro vagas para pro­fis­si­o­nais, com pri­o­ri­da­de para pro­du­to­res, pro­du­to­res de linha, cine­as­tas, direc­to­res de foto­gra­fia, direc­to­res de pro­du­ção e pós-pro­du­ção. Os can­di­da­tos devem ter expe­ri­ên­cia pro­fis­si­o­nal em pro­du­ção de lon­ga-metra­gem e, ou docu­men­tá­rio, estan­do pre­vis­tos des­con­tos para ins­cri­ções em equipa. 

O pro­gra­ma inclui ain­da um pro­gra­ma de bol­sas para can­di­da­tu­ras de paí­ses com menor expres­são eco­nó­mi­ca no qua­dro da UE, assim como três vagas espe­cí­fi­cas de bol­sa para can­di­da­tos portugueses. 

Infor­ma­ções sobre o pai­nel de for­ma­do­res, os tópi­cos abor­da­dos e o pro­ce­di­men­to de ins­cri­ções podem ser con­sul­ta­das em digiprodchallenge.com


PROGRAMA RESUMIDO


29 MARÇO

. Intro­du­ção e Boas-vin­das: Fili­pe Perei­ra, Paul Mil­ler, Mar­ta Car­va­lho e Mar­tin Hagemann 

. Comu­ni­ca­ção sobre ten­dên­ci­as de digi­ta­li­za­ção por Mar­tin Hagemann 

. Pit­ch dos 8 pro­jec­tos selec­ci­o­na­dos para o workshop 

. Pós-pro­du­ção 101 por Miga Bär 

. Ses­são Téc­ni­ca 0 por Phi­lip­pe Ros: Câma­ras Digi­tais ou Ana­ló­gi­cas e Pós Pro­du­ção Digi­tal: Como Escolher? 

. Estu­do de Caso com aná­li­se por tutores 


30 MARÇO

. Intro­du­ção ao pro­gra­ma do dia por Paul Mil­ler and Mar­tin Hagemann 

. Ses­são Téc­ni­ca 1 com Flo­ri­an Ret­ti­ch: Da Luz à Ima­gem – Con­cei­tos chave 

. Ses­são Téc­ni­ca 2 com Phi­lip­pe Ros 

. Ses­são Téc­ni­ca 3 com Flo­ri­an Ret­ti­ch: Arqui­tec­tu­ra de Câma­ras e Pré-visu­a­li­za­ção do flu­xo de trabalho 

. Ses­são Téc­ni­ca 4 com Phi­lip­pe Ros: Tipos de Flu­xo de Tra­ba­lho, Iden­ti­fi­ca­ção e Selecção 

. Con­ver­sa com pai­nel de Especialistas 

. Estu­do de Caso com aná­li­se por tutores 


31 MARÇO

. Intro­du­ção ao pro­gra­ma do dia por Paul Mil­ler and Mar­tin Hagemann 

. Ses­são Téc­ni­ca 5 com Flo­ri­an Ret­ti­ch: Fil­mar a 4K ou a 2K para um pro­jec­to 2K

. Ses­são Téc­ni­ca 6 com Phi­lip­pe Ros:- Len­tes, Olhar e Cor 

. Ses­são Téc­ni­ca 7 com Flo­ri­an Ret­ti­ch: High Dyna­mic Range 

. Ses­são Téc­ni­ca 8 com Tom­ma­so Ver­gal­lo: Digi­ta­li­za­ção e Distribuição 

. Con­ver­sa com pai­nel de Especialistas 

. Estu­do de Caso com aná­li­se por tutores 


ABRIL 

. Intro­du­ção ao pro­gra­ma do dia por Paul Mil­ler and Mar­tin Hagemann 

. Ses­são Téc­ni­ca 9 com Phi­lip­pe Ros & Miga Bär: Fil­ma­gem e Pós-pro­du­ção – Con­se­lhos e Tor­re de Controlo 

. Estra­té­gi­as de dis­tri­bui­ção de fil­mes Par­te I com Miga Bär 

. Estra­té­gi­as de dis­tri­bui­ção de fil­mes Par­te II (Ora­dor a Confirmar) 

. Aná­li­se de Flu­xo de Tra­ba­lho com estu­do de caso 

. Aná­li­se dos Pro­jec­tos dos Par­ti­ci­pan­tes e dis­cus­são de solu­ções e estratégias 

. Reu­niões One-to-One entre tuto­res e participantes 

. Fecho do pro­gra­ma e avaliação 

por CINEMAX 
publi­ca­do 16:17 — 26 janei­ro ’21 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.