Master Session: A obra de José Saramago no Teatro e no Cinema

Ana Paula Arnaut web

Inse­ri­do na exi­bi­ção de home­na­gem cine­clu­bís­ti­ca a José Sara­ma­go do pró­xi­mo dia 18 de Junho será rea­li­za­da uma con­ver­sa com a pla­teia sobre a obra de José Sara­ma­go repre­sen­ta­da no Tea­tro e no Cine­ma. A con­ver­sa será mode­ra­da por Antó­nio Apo­li­ná­rio Lou­ren­ço com  inter­ven­ções de Ana Pau­la Arnaut, Mickäel de Oli­vei­ra e Nuno Camarneiro.

Ana Paula Arnaut

Ana-Paula-Arnaut-webAna Pau­la Arnaut nas­ceu a 12 de Junho de 1964. É dou­to­ra­da com agre­ga­ção pela Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, onde lec­ci­o­na Lite­ra­tu­ra Por­tu­gue­sa Con­tem­po­râ­nea. Publi­cou Memo­ri­al do Con­ven­to. His­tó­ria, Fic­ção e Ide­o­lo­gia (1996), Post-Moder­nis­mo no Roman­ce Por­tu­guês Con­tem­po­râ­neo: Fios de Ari­ad­ne-Más­ca­ras de Pro­teu (2002); Home­na­gem a Cris­tó­vão de Agui­ar: 40 anos de vida lite­rá­ria (2005) (org.), José Sara­ma­go (2008), Entre­vis­tas com Antó­nio Lobo Antu­nes. 1979–2007. Con­fis­sões do Tra­pei­ro (ed.) (2008), Antó­nio Lobo Antu­nes (2009), Antó­nio Lobo Antu­nes: a Crí­ti­ca na Impren­sa. 1980–2010. Cada um Voa como Quer (ed.) (2011). As mulhe­res na fic­ção de Antó­nio Lobo Antu­nes. (In)variantes do femi­ni­no) (2012).
Tem tam­bém arti­gos publi­ca­dos em inú­me­ras revis­tas naci­o­nais e internacionais.

Mickael de Oliveira

sugestao semanaMic­ka­el de Oli­vei­ra nas­ceu em 1984 na cida­de de Paris e vive em Por­tu­gal des­de 1999. É licen­ci­a­do e mes­tre em Estu­dos Artís­ti­cos – Vari­an­te Tea­tro, pela Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra (FLUC) e está a fina­li­zar o seu dou­to­ra­men­to na área da dra­ma­tur­gia con­tem­po­râ­nea por­tu­gue­sa e euro­peia, pela Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Lisboa.

É direc­tor artís­ti­co do fes­ti­val de dra­ma­tur­gia con­tem­po­râ­nea em Por­tu­gal — Encon­tros de Novas Dra­ma­tur­gi­as Con­tem­po­râ­ne­as, que teve lugar no São Luiz Tea­tro Muni­ci­pal (Lis­boa) em Novem­bro de 2010 e Direc­tor-Adjun­to do Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te des­de 2011.

 

António Apolinário Lourenço

antonio apolinarioAntó­nio Apo­li­ná­rio Lou­ren­ço é pro­fes­sor de Lite­ra­tu­ra e Cul­tu­ra espa­nho­las na Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra. Na mes­ma Facul­da­de, coor­de­na o Mes­tra­do em Estu­dos Lite­rá­ri­os e Cul­tu­rais e o Gru­po de Inves­ti­ga­ção “Lite­ra­tu­ra sem Fron­tei­ras do Cen­tro de Lite­ra­tu­ra Por­tu­gue­sa (CLP). Para além da publi­ca­ção de diver­sos arti­gos e recen­sões crí­ti­cas em publi­ca­ções espe­ci­a­li­za­das, é autor ou edi­tor de vári­os livros publi­ca­dos em Por­tu­gal e Espa­nha, entre os quais uma His­tó­ria da Lite­ra­tu­ra Espa­nho­la (1994, em cola­bo­ra­ção com Eloí­sa Álva­rez), uma His­to­ria de la Lite­ra­tu­ra Por­tu­gue­sa (2000, coe­di­tor, com José Luis Gavi­la­nes), Iden­ti­da­de e alte­ri­da­de em Fer­nan­do Pes­soa e Anto­nio Macha­do (1995), Eça de Quei­rós e o Natu­ra­lis­mo na Penín­su­la Ibé­ri­ca (2005), Estu­dos de lite­ra­tu­ra com­pa­ra­da luso-espa­nho­la (2005), Fer­nan­do Pes­soa (2009), Guia de lei­tu­ra. Men­sa­gem de Fer­nan­do Pes­soa (2011) e Pode­res y Auto­ri­da­des en el Siglo de Oro: Rea­li­dad y Repre­sen­ta­ción (2012, coe­di­tor com Jesús M. Usunáriz).