Categoria: Crítica

  • Critíca:o Grand TOur de miguel gomes

    Critíca:o Grand TOur de miguel gomes

    “Grand Tour”, rea­li­za­do por Miguel Gomes, con­ce­deu ao mes­mo o Pré­mio de Melhor Rea­li­za­ção em Can­nes este ano.  Pas­sa­do em 1918, o fil­me con­ta-nos a his­tó­ria de um fun­ci­o­ná­rio do gover­no bri­tâ­ni­co que, no dia do seu casa­men­to, foge da sua mulher, que o pas­sa a per­se­guir inces­san­te­men­te. O fil­me divi­de-se em duas linhas fun­da­men­tais: a…

    Continue reading

  • critíca:os breves encontros e o longo adeus de kira muratova

    critíca:os breves encontros e o longo adeus de kira muratova

    O Cine­ma sovié­ti­co vol­tou às salas de cine­ma com as obras da rea­li­za­do­ra sovié­ti­ca Kira Mura­to­va, pela pri­mei­ra vez em Por­tu­gal e na sua ver­são res­tau­ra­da em 4K, “Bre­ves Encon­tros” de 1967 e “O Lon­go Adeus” de 1971.  O seu pri­mei­ro fil­me, Bre­ves Encon­tros, é sobre um tri­ân­gu­lo amo­ro­so, entre os três per­so­na­gens cen­trais da his­tó­ria,…

    Continue reading

  • CRITÍCA: LONGLEGS — o colecionador de Espectadores ansiosos

    CRITÍCA: LONGLEGS — o colecionador de Espectadores ansiosos

    O rea­li­za­dor de “Lon­glegs” (em Por­tu­gal, “O Cole­ci­o­na­dor de Almas”), Oz Per­kins (filho do ator Anthony Per­kins, que inter­pre­tou Nor­man Bates em “Psy­cho”, de Alfred Hit­ch­cock) tem vin­do a con­so­li­dar o seu nome den­tro da indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca no géne­ro de ter­ror, depois do seu fil­me ante­ri­or “Gre­tel & Han­sel” ter gera­do bas­tan­te discussão. No entan­to,…

    Continue reading