A programação do festival

Os Caminhos Film Festival pretendem mostrar um pouco de todo o cinema, com este intuito programamos diferentes selecções e secções no festival. Para que esteja ao corrente de toda a programação e da sua concepção eis uma pequena descrição:

Selecção Caminhos
A principal secção competitiva do festival. Nesta selecção poderá encontrar as principais obras produzidas em Portugal, desde a edição transacta que estarão em concurso para os principais prémios do festival. Entre eles o Grande Prémio Portugal Sou Eu. A sua opinião também é importante, pois o Público é chamado a expressar-se no final das sessões, votando para o Prémio do Público Chama Amarela.

Selecção Ensaios
A segunda secção competitiva do festival. Reservada aos filmes produzidos em contexto académico, pretende conferir um espaço a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã.

Selecção Diásporas
Uma actividade paralela, não competitiva, que procura mostrar diferentes olhares sobre o fenómeno migratório especialmente a partir do contexto português e do cinema de ficção. Seleccionamos várias obras cinematográficas, nacionais e internacionais, exemplificando a diversidade de fluxos migratórios e as razões que levam as pessoas a procurar, longe das suas casas, um futuro e uma vida melhor.

Caminhos Mundiais
Outra actividade paralela, não competitiva, que integrando curtas-metragens, documentários, filmes experimentais, animação e longas metragens, permitirá uma introdução à cinematografia austríaca aos diferentes públicos, mas igualmente um despertar da curiosidade sobre uma outra forma de olhar o mundo.

Caminhos Juniores
Esta actividade paralela, não competitiva, é especial e reservada à captação de um público jovem para o cinema português. Os mais pequenos têm direito a experimentar in loco muitos minutos de pura magia, quiçá pela primeira vez.

Reposição
Perdeu um filme da Selecção Caminhos ou Selecção Ensaios? Eis a oportunidade de ver uma selecção de alguns títulos exibidos em sessões anteriores da programação destas Selecções. Não queremos que tenha desculpas para não ver o melhor de todo o cinema português.

Outras Actividades
Paralelamente não se esqueça que decorrem ainda outras actividades do festival, como o Curso de Cinema – Cinemalogia, o II Simpósio Internacional ‘Fusões no Cinema’ ou a Exposição ‘Anos de Ouro do Cinema Português. Tudo isto de 27 de Novembro a 5 de Dezembro em Coimbra!