Abertas candidaturas ao DOCTV CPLP

abertas candidaturas ao doctv cplp
O Pro­gra­ma CPLP Audi­o­vi­su­al é um Pro­gra­ma da Comu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP) que tem como obje­ti­vos esti­mu­lar o inter­câm­bio cul­tu­ral e imple­men­tar polí­ti­cas públi­cas inte­gra­das de fomen­to à pro­du­ção e tele­di­fu­são de con­teú­dos audi­o­vi­su­ais atra­vés da for­ma­ção da Rede CPLP Audi­o­vi­su­al, que reú­ne auto­ri­da­des naci­o­nais das áre­as da cul­tu­ra e do audi­o­vi­su­al, bem como as emis­so­ras públi­cas de tele­vi­são de Ango­la, Bra­sil, Cabo Ver­de, Gui­né-Bis­sau, Gui­né Equa­to­ri­al, Moçam­bi­que, Por­tu­gal, São Tomé e Prín­ci­pe e Timor-Leste.

A pri­mei­ra fase des­ta segun­da edi­ção do Pro­gra­ma ini­cia-se com a aber­tu­ra do con­cur­so DOCTV CPLP III, que pre­ten­de sele­ci­o­nar um total de nove pro­je­tos iné­di­tos de docu­men­tá­ri­os (um por cada Esta­do Mem­bro da CPLP).

Cada pro­je­to ven­ce­dor des­te con­cur­so será bene­fi­ciá­rio de:

• Cele­bra­ção de um Con­tra­to de Copro­du­ção de Obra Audi­o­vi­su­al para tele­vi­são, entre a CPLP, o Rea­li­za­dor e o Pro­du­tor, no valor de 50.000 € (cin­quen­ta mil euros).

• Par­ti­ci­pa­ção do rea­li­za­dor e do Pro­du­tor numa Ofi­ci­na de Dese­nho Criativo.

• Estreia mun­di­al, do docu­men­tá­rio nas emis­so­ras públi­cas de tele­vi­são com­po­nen­tes da Rede CPLP Audiovisual.

Em Por­tu­gal, os pro­je­tos sele­ci­o­na­dos na pri­mei­ra edi­ção do Pro­gra­ma foram o tele­fil­me O DIA EM QUE AS CARTAS PARARAM, de Cláu­dia Cle­men­te, e o docu­men­tá­rio A CASA, de Rui Simões.

Todos os pro­je­tos ven­ce­do­res serão exi­bi­dos nas tele­vi­sões naci­o­nais de cada um dos paí­ses participantes.

Con­sul­te o regu­la­men­to e as con­di­ções de par­ti­ci­pa­ção no sítio da CPLP.

Fon­te.