Curso de Cinema – Cinemalogia 8 – inicia este fim de semana

Sobre a éfige d’As Casas o curso de cinema - Cinemalogia - procura ensinar os métodos de produção de um documentário. A formação arranca sob a orientação de Catarina Alves Costa dando aos formandos as ferramentas necessárias para Investigação, Escrita e Planeamento da produção.

O conteúdo Curso de Cinema – Cinemalogia 8 – inicia este fim de semana aparece primeiro em Caminhos Film Festival.

Centro de Estudos Cinematográficos

Sobre a éfi­ge d’As Casas o cur­so de cine­ma – Cine­ma­lo­gia – pro­cura ensi­nar os méto­dos de pro­du­ção de um docu­men­tá­rio. A for­ma­ção arran­ca sob a ori­en­ta­ção de Cata­rina Alves Cos­ta dan­do aos for­man­dos as fer­ra­men­tas neces­sá­rias para Inves­ti­ga­ção, Escri­ta e Pla­ne­a­mento da pro­du­ção.

No pró­ximo fim de sema­na, dias 10 e 11 de mar­ço, ini­­cia-se a for­ma­ção para o módu­lo Inves­ti­ga­ção, Escri­ta e Pla­ne­a­mento para Docu­men­tá­rio, no âmbi­to do cur­so de cine­ma Cine­ma­lo­gia 8”. Esta for­ma­ção irá tra­tar da escri­ta e pla­ne­a­mento de um pro­jecto de docu­men­tá­rio, assim como das téc­ni­cas de inves­ti­ga­ção para a con­cep­ção de nar­ra­ti­vas, a par­tir de exem­plos prá­ti­cos e de pro­jec­tos rea­li­za­dos e ter­mi­na­dos e a par­tir de idei­as tra­zi­das pelos par­ti­ci­pan­tes des­tas ses­sões.

Cata­rina Alves Cos­ta é rea­li­za­dora e antro­pó­loga. Rea­li­zou, entre outros fil­mes, Senho­ra Apa­re­cida (1994), Swa­ga­tam (1998) Mais Alma (2000), O Arqui­tecto e a Cida­de Velha(2004), Naci­o­nal 206 (2009) Fala­mos de Antó­nio Cam­pos (2010) Pedra e Cal (2016). Estu­dou Antro­po­lo­gia Soci­al, fez o Mes­trado em Antro­po­lo­gia Visu­al no Gra­nada Cen­tre for Visu­al Anth­ro­po­logy da Uni­ver­si­dade de Man­ches­ter, como bol­seira da Fun­da­ção Calous­te Gul­ben­kian e o Dou­to­ra­mento na Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa com a tese Cam­po­ne­ses do Cine­ma. Repre­sen­ta­ções da Cul­tura Popu­lar no Cine­ma Por­tu­guês. É Pro­fes­sora Auxi­liar da Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa e Coor­de­na­dora do Mes­trado em Antro­po­lo­gia – Cul­tu­ras Visu­ais. Coor­dena o NAVA (Núcleo de Antro­po­lo­gia Visu­al e da Arte), Linha temá­tica do Cen­tro em Rede em Antro­po­lo­gia /​CRIA. Ensi­na tam­bém nos mes­tra­dos e dou­to­ra­men­tos da Uni­ver­si­dade de São Pau­lo, no Bra­sil, e na Facul­dade de Ciên­cias Soci­ais da Uni­ver­si­dade de Bar­ce­lona, assim como no Lis­bon Docs, Fórum para a Pro­du­ção de Docu­men­tá­rios.

A for­ma­ção para este módu­lo irá decor­rer no Depar­ta­mento de Enge­nha­ria Infor­má­tica da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, entre as 9 horas e as 18 horas, em ambos os dias. A ins­cri­ção tem um cus­to de 80€ para estu­dan­tes e 120€ para o públi­co-geral, haven­do des­conto para asso­ci­a­dos do fes­ti­val e mem­bros da Uni­ver­si­dade Aber­ta, bem como da Ordem dos Arqui­tec­tos. As ins­cri­ções decor­rem em www​.cami​nhos​.info/​c​i​n​e​m​a​l​o​g​i​a​/​i​n​s​c​ricao

Estão dis­po­ní­veis mais infor­ma­ções em https://​cami​nhos​.info/​i​n​v​e​s​t​i​g​a​c​a​o​—​e​s​c​r​i​t​a​—​p​l​a​n​e​a​m​e​n​t​o​—​d​o​c​u​m​e​n​tario

Fon­te.