Dez filmes portugueses premiados no AVANCA 2018

Além da men­ção hon­ro­sa atri­buí­da ao fil­me por­tu­guês, o júri atri­buiu mais duas men­ções hon­ro­sas, uma a IVAN, de Janez Bur­ger (Eslo­vé­nia), e outra a A FLORESTA, de Roman Zhi­ga­lov (Rús­sia).

O Pré­mio Melhor Atriz foi para Maruša Majer, pro­ta­go­nis­ta de IVAN, e o Pré­mio de Melhor Ator foi para Oleg Shi­bayev, do fil­me A FLORESTA.

O Pré­mio Cur­ta-metra­gem foi entre­gue a TERRA AMARELA, de Dinis M. Cos­ta, e a ani­ma­ção PLAYING HOUSE, de Özgül Gürbüz e Cenk Kök­sal (Tur­quia) foi dis­tin­gui­da com o Pré­mio Melhor Animação.

O júri da com­pe­ti­ção de cine­ma foi cons­ti­tuí­do pelo jor­na­lis­ta Ger­ma­no Cam­pos e pelos cine­as­tas Ange­li­que Mul­ler (Mal­ta), Masoud Sohei­li (Irão), Simo­ne Sai­be­ne (Itá­lia, Espa­nha), Lolo Arzi­ki (Cabo Ver­de) e José Car­los de Oliveira.

Na Com­pe­ti­ção Avan­ca, que reú­ne obras pro­du­zi­das ou copro­du­zi­das na região, foi dis­tin­gui­da a cur­ta-metra­gem 5 CIGARRILHAS, de Pas­sos Zamith, o docu­men­tá­rio CASA AMARELA, de Ana Luí­sa Lopes, ten­do o Pré­mio Estreia Mun­di­al sido atri­buí­do a PRETU FUNGULI, de Cos­ta Valen­te e Moni­ca Musoni.

UMA VIDA SUBLIME, de Luís Dio­go, foi dis­tin­gui­do com o Pré­mio Melhor Longa-metragem.

O júri foi cons­ti­tuí­do pelo cine­as­ta Ber­nar­do Cabral, pelo crí­ti­co de cine­ma Nuno Reis e pelos pro­gra­ma­do­res Pedro Mei­re­les e Judi­te Bar­ros da Costa.

O docu­men­tá­rio INTRATERRESTRIAL. A FLEETING CONTACT, de Ale­xan­der e Nico­le Gra­tovsky (Espa­nha) ven­ceu o Pré­mio Tele­vi­são e a obra por­tu­gue­sa NO MOMENTO, de Rui Mar­tins, rece­beu o Pré­mio Estreia Mun­di­al Televisão.

O júri, cons­ti­tuí­do pelo rea­li­za­dor Rui Nunes, o argu­men­tis­ta Hen­ri­que Vaz Duar­te, os poe­tas Antó­nio Sou­to e Manu­el Frei­re, o ator Car­los Rico, o jor­na­lis­ta Fer­nan­do Pinho e os cine­as­tas Manu­el Matos Bar­bo­sa e Manu­el Pau­la Dias, atri­buiu ain­da uma men­ção hon­ro­sa a CRU, de Car­los Ruiz.

O pré­mio vídeo foi entre­gue a NIGHT SEA JOURNEY, de Sara Stäu­ble (Suí­ça) e o Pré­mio Cine­as­ta Júni­or, para rea­li­za­do­res até 30 anos, foi atri­buí­do a IMPESSOAL, de Mari­an­ne Har­lé, ten­do ain­da havi­do lugar a uma Men­ção Espe­ci­al para NO FINAL DA LINHA, de Rita Morais.

A com­pe­ti­ção Trai­ler in Moti­on dis­tin­guiu o trai­ler POR DETRÁS DA MOEDA, de Luís Moya (Por­tu­gal) e o vide­o­cli­pe LA MÁS TIERNA, de Alber­to Mar­ti­nez Arpa (Espa­nha).

O AVANCA é uma orga­ni­za­ção do Cine-Clu­be de Avan­ca e do Muni­cí­pio de Estar­re­ja com o apoio do ICA/Ministério da Cul­tu­ra, Ins­ti­tu­to Por­tu­guês do Des­por­to e da Juven­tu­de, Jun­ta de Fre­gue­sia e Paró­quia de Avan­ca, Agru­pa­men­to de Esco­las de Estar­re­ja, para além de vári­as orga­ni­za­ções inter­na­ci­o­nais e enti­da­des locais.

O Fes­ti­val decor­reu entre 25 e 29 de julho, em Avan­ca, Estarreja.

Fon­te.