2.ª chamada Call for papers para Simpósio “fusões no cinema”

Na sequência do grande interesse demonstrado pelos participantes no final do prazo regular de submissão do simpósio, informamos todos os interessados que decidimos abrir uma segunda fase para submeter a sua proposta de comunicação até ao dia 15 de Outubro de 2014. Poderá propor o resumo da sua comunicação nas seguintes linhas de investigação:

Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema

As relações entre as diferentes artes e o cinema: -Arquitetura; – Literatura /Argumentismo; – Interpretação /Representação; – Música; – Fotografia; – Artes Plásticas.

Linha 2 – Cinema e Tecnologia

A evolução tecnológica e a forma como o Cinema chega ao Espectador: -A legendagem, dobragem e audiodescrição; -As Novas tecnologias, Internet e cinema; -Os suportes, formatos e os novos media;

Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação

Cinema em diferentes ambientes pedagógicos (online e presenciais); Cinema e Investigação em Contexto Educativo; Práticas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tecnologias em Educação; Cinema e Redes Sociais em Contextos Formais e Informais de Aprendizagem; Produção de Objetos de Aprendizagem (OA) Audiovisuais com Fins Educativos e recorrendo à Linguagem Cinematográfica.

Linha 4 – Cinema e Televisão

Abordagens teóricas, sobre a produção audiovisual em geral, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional; A análise das relações entre realização e produção de conteúdos cinematográficos e televisivos; Cinema e Televisão mundos paralelos ou interligados.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas na seguinte ligação: https://www.caminhos.info/simposio/comunicacoes

Convida-se ainda o público-geral a participar (sem comunicação), gratuitamente, no Simpósio que se realizará em São João da Madeira de 23 a 24 de Novembro. Os inscritos poderão ter acesso a um Certificado de Formação acreditado pelo CCPFC com 1 crédito para professores dos Ensinos Básico e Secundário com o título “Fusões no Cinema”. O Simpósio terá uma duração de 25 horas, sendo que 10 horas serão presenciais, nos dias 23 e 24 de novembro e 15 horas serão em ambiente online na semana seguinte, com conferências em ambiente virtual de especialistas internacionais. As inscrições para o público-geral estão abertas até meados de novembro e estão sujeitas à lotação do espaço, podendo ser realizadas na página disponível em www.caminhos.info/simposio/publico

Centro de Estudos Cinematográficos

Na sequên­cia do gran­de inte­res­se demons­tra­do pelos par­ti­ci­pan­tes no final do pra­zo regu­lar de sub­mis­são do sim­pó­sio, infor­ma­mos todos os inte­res­sa­dos que deci­di­mos abrir uma segun­da fase para sub­me­ter a sua pro­pos­ta de comu­ni­ca­ção até ao dia 15 de Outu­bro de 2014. Pode­rá pro­por o resu­mo da sua comu­ni­ca­ção nas seguin­tes linhas de inves­ti­ga­ção:

Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema

As rela­ções entre as dife­ren­tes artes e o cine­ma: -Arqui­te­tu­ra; – Lite­ra­tu­ra /Argumentismo; – Inter­pre­ta­ção /Representação; – Músi­ca; – Foto­gra­fia; – Artes Plás­ti­cas.

Linha 2 – Cinema e Tecnologia

A evo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca e a for­ma como o Cine­ma che­ga ao Espec­ta­dor: -A legen­da­gem, dobra­gem e audi­o­des­cri­ção; -As Novas tec­no­lo­gi­as, Inter­net e cine­ma; -Os supor­tes, for­ma­tos e os novos media;

Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação

Cine­ma em dife­ren­tes ambi­en­tes peda­gó­gi­cos (onli­ne e pre­sen­ci­ais); Cine­ma e Inves­ti­ga­ção em Con­tex­to Edu­ca­ti­vo; Prá­ti­cas de Cine­ma na Esco­la; Cine­ma e Novas Tec­no­lo­gi­as em Edu­ca­ção; Cine­ma e Redes Soci­ais em Con­tex­tos For­mais e Infor­mais de Apren­di­za­gem; Pro­du­ção de Obje­tos de Apren­di­za­gem (OA) Audi­o­vi­su­ais com Fins Edu­ca­ti­vos e recor­ren­do à Lin­gua­gem Cine­ma­to­grá­fi­ca.

Linha 4 – Cinema e Televisão

Abor­da­gens teó­ri­cas, sobre a pro­du­ção audi­o­vi­su­al em geral, incluin­do todos os géne­ros e pla­ta­for­mas de difu­são, enqua­dran­do-a num con­tex­to con­tem­po­râ­neo naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal; A aná­li­se das rela­ções entre rea­li­za­ção e pro­du­ção de con­teú­dos cine­ma­to­grá­fi­cos e tele­vi­si­vos; Cine­ma e Tele­vi­são mun­dos para­le­los ou inter­li­ga­dos.

As pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção deve­rão ser envi­a­das na seguin­te liga­ção: https://www.caminhos.info/simposio/comunicacoes

Con­vi­da-se ain­da o públi­co-geral a par­ti­ci­par (sem comu­ni­ca­ção), gra­tui­ta­men­te, no Sim­pó­sio que se rea­li­za­rá em São João da Madei­ra de 23 a 24 de Novem­bro. Os ins­cri­tos pode­rão ter aces­so a um Cer­ti­fi­ca­do de For­ma­ção acre­di­ta­do pelo CCPFC com 1 cré­di­to para pro­fes­so­res dos Ensi­nos Bási­co e Secun­dá­rio com o títu­lo “Fusões no Cine­ma”. O Sim­pó­sio terá uma dura­ção de 25 horas, sen­do que 10 horas serão pre­sen­ci­ais, nos dias 23 e 24 de novem­bro e 15 horas serão em ambi­en­te onli­ne na sema­na seguin­te, com con­fe­rên­ci­as em ambi­en­te vir­tu­al de espe­ci­a­lis­tas inter­na­ci­o­nais. As ins­cri­ções para o públi­co-geral estão aber­tas até mea­dos de novem­bro e estão sujei­tas à lota­ção do espa­ço, poden­do ser rea­li­za­das na pági­na dis­po­ní­vel em www.caminhos.info/simposio/publico

Relacionado

Fon­te.