MasterSessions procuram formar e interagir com os públicos

mastersessionsEnsi­nar, con­su­mir e deba­ter são os três pila­res das Mas­ter­Ses­si­ons ofe­re­ci­das nes­ta que é a XXIV edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês. Com a co-orga­ni­za­ção do Labo­ra­tó­rio de Inves­ti­ga­ção e Prá­ti­cas Artís­ti­cas da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra (LIPA/UC) vai decor­rer nos dias 26, 28 e 30 de novem­bro, pelas 18 horas, na Sala de Car­vão, três ses­sões com temá­ti­cas em tor­no dos eixos cura­to­rais da programação.

A pri­mei­ra ses­são agen­da­da para 26 de novem­bro apre­sen­ta como tema “A repre­sen­ta­ção da cri­se no cine­ma por­tu­guês nos fes­ti­vais de cine­ma euro­peus”. Pela voz de Fili­pa Reis, dire­to­ra de cine­ma; Pau­lo Cunha, pro­fes­sor, inves­ti­ga­dor e pro­gra­ma­dor; e Saúl Rafa­el, res­pon­sá­vel pela equi­pa de Mar­ke­ting Cine­ma­to­grá­fi­co da NOS Luso­mun­do Audi­o­vi­su­ais vai deba­ter-se de que for­ma o sen­ti­men­to de cri­se eco­nó­mi­ca e soci­al tem mar­ca­do a cul­tu­ra por­tu­gue­sa dos últi­mos dois sécu­los é o obje­ti­vo des­ta pri­mei­ra mesa.

Novas pro­pos­tas for­mais no cine­ma con­tem­po­râ­neo” é o tema da segun­da mesa pro­pos­ta para o dia 28 de novem­bro. Dis­cu­tir e refle­tir sobre o cine­ma “expe­ri­men­tal” é o desa­fio colo­ca­do a Ale­xan­dre Oli­vei­ra, pro­du­tor da Ar de Fil­mes; Ana Isa­bel Soa­res, pro­fes­so­ra da Uni­ver­si­da­de do Algar­ve e Faus­to Cru­chi­nho Perei­ra, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra.

Para encer­rar a pro­gra­ma­ção apre­sen­ta­da na ini­ci­a­ti­va Mas­ter­Ses­si­ons, João Gomes de Almei­da, publi­ci­tá­rio e cro­nis­ta; Jor­ge Peli­ca­no, rea­li­za­dor e Luís Fili­pe Mene­zes, Vice-Rei­tor da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra para a Cul­tu­ra e o Turis­mo, con­ver­sam sobre o modo como o pro­du­to cine­ma­to­grá­fi­co por­tu­guês pode ser valo­ri­za­do pelo cres­cen­te inter­câm­bio inter­na­ci­o­nal. “O valor de uma mar­ca do/no Cine­ma Por­tu­guês” é o tema des­ta últi­ma sessão.

Sér­gio Dias Bran­co, pro­fes­sor auxi­li­ar de Estu­dos Fíl­mi­cos na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, coor­de­na­dor da área de Estu­dos Fíl­mi­cos, vai mode­rar estes três deba­tes que aci­ma de tudo pro­cu­ram pro­mo­ver a con­ver­sa e inte­ra­ção com os públicos.

A pre­sen­ça nas Mas­ter­ses­si­ons será cer­ti­fi­ca­da a todos os inte­res­sa­dos. A entra­da é livre.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Mas­ter­Ses­si­ons pro­cu­ram for­mar e inte­ra­gir com os públi­cos.