Gestão e Conceção de Produções e Direção de Arte no Cinemalogia

Após a esco­lha do argu­men­to é tem­po de fazer o pla­ne­a­men­to da pro­du­ção com­pre­en­den­do as com­pe­tên­ci­as da dire­ção artís­ti­ca de for­ma a poder pas­sar para uma cor­re­ta e ade­qua­da fase de pré-pro­du­ção da cur­ta metra­gem. A 9 de feve­rei­ro, Luís Alva­rães irá ori­en­tar os for­man­dos quan­to à Ges­tão e Con­ce­ção de Pro­du­ções e a 10 de feve­rei­ro é a vez de Luí­sa Bebi­a­no Cor­reia ficar encar­re­gue por expli­car o papel da Dire­ção da Arte. As ins­cri­ções, a par­tir de 30€ por módu­lo, estão aber­tas em per­ma­nên­cia.

Com o módu­lo “Ges­tão e Con­ce­ção de Pro­du­ções” os for­man­dos do Cine­ma­lo­gia terão a opor­tu­ni­da­de de per­ce­ber o papel da pro­du­ção, bem como da impor­tân­cia de ela­bo­rar um bom pla­ne­a­men­to nes­ta fase com Luís Alva­rães, pro­du­tor, rea­li­za­dor, argu­men­tis­ta de fil­mes e sócio fun­da­dor, em 1992, com Fer­nan­do Ven­drell, da pro­du­to­ra DAVID & GOLIAS. No final da ses­são, os alu­nos, terão que fina­li­zar o pla­no geral de pro­du­ção e ser capa­zes de dar iní­cio à cor­re­ta pré-pro­du­ção da cur­ta-metra­gem des­te cur­so, gerin­do as pri­o­ri­da­des e impre­vi­si­bi­li­da­des da melhor manei­ra.

O diá­lo­go entre a Rea­li­za­ção, Foto­gra­fia e Dire­ção Artís­ti­ca é essen­ci­al para cri­ar uma base de tra­ba­lho sóli­da para os ato­res. O tra­ba­lho con­jun­to do Dire­tor de Arte e Dire­tor de Foto­gra­fia na cri­a­ção de ambi­en­tes aju­da­rá o Rea­li­za­dor a comu­ni­car as suas inten­ções e a diri­gir a sua equi­pa. Assim, no módu­lo de Dire­ção de Arte, con­du­zi­do por Luí­sa Bebi­a­no Cor­reia, arqui­te­ta e res­pon­sá­vel pela Dire­ção de Arte em pro­je­tos como “Pedro e Inês” e “Embar­go”, pre­ten­de-se com­pre­en­der as com­pe­tên­ci­as da dire­ção artís­ti­ca, espe­ci­fi­ci­da­de e o seu enqua­dra­men­to num pro­je­to cine­ma­to­grá­fi­co e ade­quar as mes­mas em fun­ção do pro­je­to em pro­du­ção, bem como con­se­guir pla­ne­ar a pro­du­ção olhan­do às neces­si­da­des da Dire­ção de Arte e das neces­si­da­des nar­ra­to­ló­gi­cas ine­ren­tes.…

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Ges­tão e Con­ce­ção de Pro­du­ções e Dire­ção de Arte no Cine­ma­lo­gia.