MasterClass com António Ferreira

No pró­xi­mo dia 18 de Mar­ço apre­sen­ta­mos uma Mas­ter­Class, espe­ci­al e úni­ca, com Antó­nio Fer­rei­ra. Rea­li­za­dor radi­ca­do no Rio de Janei­ro e natu­ral de Coim­bra, irá tra­çar todo o per­cur­so des­de a pri­mei­ra ideia até ao fil­me fina­li­za­do, com foco na nar­ra­ti­va e no tra­ba­lho do rea­li­za­dor. A ses­são será ilus­tra­da com idei­as de cenas dos seus fil­mes, com recur­so a alguns bru­tos, cas­tings, entre outros, mos­tran­do as dinâ­mi­cas pró­pri­as do pro­ces­so de pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca.

Antó­nio Fer­rei­ra foi pro­gra­ma­dor infor­má­ti­co até 1990, ingres­sa em 1994 no Cur­so de Rea­li­za­ção da Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma de Lis­boa. Em 1996 muda-se para Ber­lim e aí estu­da na Aca­de­mia de Cine­ma e Tele­vi­são (Deuts­che Film- und Fern­seha­ka­de­mie Ber­lin (DFFB)). Em 2000 a sua cur­ta-metra­gem Res­pi­rar – Debai­xo D’Água, foi selec­ci­o­na­da para o Fes­ti­val de Can­nes, ten­do ganho diver­sos pré­mi­os inter­na­ci­o­nais entre os quais, valeu a Ale­xan­dre Pin­to o Pré­mio de Melhor Actor no Fes­ti­val de Cine­ma Inde­pen­den­te de Nova Ior­que des­se ano. Esque­ce Tudo o que Te Dis­se, de 2002, foi a pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Antó­nio Fer­rei­ra.

Numa incur­são pelo meio musi­cal, assi­na a rea­li­za­ção do regis­to da actu­a­ção dos Huma­nos no Coli­seu dos Recrei­os, deno­mi­na­do Huma­nos ao Vivo no Coli­seu dos Recrei­os de Lis­boa (2005), que viria a ser par­te inte­gran­te do lan­ça­men­to Huma­nos ao Vivo. Em 2006 rea­li­za o docu­men­tá­rio Huma­nos – A Vida em Vari­a­ções­con­sequên­cia do tra­ba­lho que rea­li­zou ao lon­go de um ano com os músi­cos que adap­ta­ram as can­ções nun­ca edi­ta­das de Antó­nio Vari­a­ções e que tam­bém seria incluí­do no Huma­nos ao Vivo.…

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Mas­ter­Class com Antó­nio Fer­rei­ra.