Ser Sócio

O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra tor­nou-se inde­pen­den­te no ano de 1958 como resul­ta­do de uma “ori­en­ta­ção geral de alar­ga­men­to e con­so­li­da­ção das acti­vi­da­des cul­tu­rais”. Cons­ti­tui-se, assim, aque­la que é hoje a mais anti­ga sec­ção cul­tu­ral da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra. Exis­tem dados que con­fir­mam a exis­tên­cia de um pelou­ro de cine­ma jun­to da Direc­ção Geral da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra cor­ria o ano de 1948.

O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra ini­ci­ou a sua acti­vi­da­de com um Ciclo Uni­ver­si­tá­rio de Cine­ma e teve, ao lon­go dos anos, como objec­ti­vos pro­por­ci­o­nar e incen­ti­var uma abor­da­gem dos estu­dan­tes ao mun­do cine­ma­to­grá­fi­co. Não se quis cri­ar um cen­tro de vas­ta pro­du­ção fíl­mi­ca mas sim uma Esco­la Cine­ma­to­grá­fi­ca onde saber argu­men­tar, pla­ni­fi­car, rea­li­zar, pro­du­zir, cons­ti­tu­em as pre­o­cu­pa­ções prin­ci­pais.
A impor­tân­cia do Cen­tro na for­ma­ção cine­ma­to­grá­fi­ca estu­dan­til e a sua con­se­quen­te reper­cus­são no pró­prio cine­ma naci­o­nal são, hoje, cor­ro­bo­ra­das por algu­mas figu­ras de rele­vo na pro­du­ção fíl­mi­ca naci­o­nal e que foram mem­bros des­ta sec­ção. De refe­rir, entre outros, Antó­nio-Pedro Vas­con­ce­los, João Mário Gri­lo, Alfre­do Tro­pa e Luís de Pina.

Ao ser sócio do Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos esta­rá a con­tri­buir para a pros­se­cu­ção das suas acti­vi­da­des ten­do direi­to a:
— Aces­so Livre nos Ciclos de Cine­ma;
— Pre­ços redu­zi­dos nas acções de for­ma­ção como o cur­so Cine­ma­lo­gia
— Rece­ber uma news­let­ter com infor­ma­ções sobre as nos­sas acti­vi­da­des
— Pre­ços redu­zi­dos no Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês
— Aces­so com pre­ços redu­zi­dos ao mate­ri­al de pro­du­ção audi­o­vi­su­al.
— Aces­so à sala de direc­ção duran­te os horá­ri­os de expe­di­en­te.
— Aces­so à bibli­o­te­ca espe­ci­a­li­za­da exis­ten­te na sala de direc­ção duran­te os horá­ri­os de expe­di­en­te.

Para ser Sócio do Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos e usu­frir de todas as van­ta­gens deve­rá pre­en­cher e envi­ar a Ficha de Sócio (PDF) para cec@academica.pt. De acor­do com o Regu­la­men­to Inter­no do CEC, os ins­cri­tos no cine­clu­be têm um esta­tu­to de cola­bo­ra­dor, ascen­den­do ao esta­tu­to de sóci­os dois meses após a sua ins­cri­ção ou regu­la­ri­za­ção das quo­tas de sócio.

A quo­ti­za­ção é de ape­nas 10€ por ano. Pode­rá ser paga por trans­fe­rên­cia ban­cá­ria para o NIB 0035 0671 00009850530 94 da Cai­xa Geral de Depó­si­tos.

Ficha de Sócio

Caso não con­si­ga sub­me­ter a ficha de sócio, guar­de o fichei­ro no seu com­pu­ta­dor, edi­te a infor­ma­ção, sal­ve o fichei­ro e envie-nos para cec@academica.pt

Cineclube Universitário de Coimbra