rasganco1

Ciclo de Cinema Português — ESN

Decor­re­rá entre 4 de Abril e 30 de Maio o Ciclo de Cine­ma Por­tu­guês – ESN, um ciclo de cine­ma exclu­si­va­men­te por­tu­guês, que terá como públi­co-alvo os estu­dan­tes inter­na­ci­o­nais, per­mi­tin­do assim que estes con­vi­vam com uma qua­li­da­de naci­o­nal mui­tas vezes esque­ci­da mas que vai ganhan­do cada vez mais pro­jec­ção inter­na­ci­o­nal. Para este ciclo o CEC e a ESN reu­ni­ram 5 fil­mes, legen­da­dos em inglês, que mui­to bem ilus­tram as vari­a­das ver­ten­tes dos nos­sos cine­as­tas. As ses­sões terão lugar no Mini-audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha e têm iní­cio às 22h.

Para come­çar, dia 4 de Abril, será exi­bi­do o fil­me Ras­gan­ço, um fil­me de fic­ção que rela­ta uma série de cri­mes na cida­de de Coim­bra e nal­gu­mas das tra­di­ções aca­dé­mi­cas que nos são tão conhecidas.

rasganco1

No dia 18 de Abril pode­rá ser vis­to o fil­me Aque­le que­ri­do mês de Agos­to, um retra­to do Por­tu­gal do inte­ri­or com os seus popu­la­res, as suas fes­tas e os seus amores.

Dia 2 de Maio conhe­ce­re­mos a his­tó­ria de Nuno, um homem que tra­ba­lha numa rou­lot­te de bifa­nas, inven­ta uma máqui­na revo­lu­ci­o­ná­ria para a indús­tria do cal­ça­do. Vive­re­mos a obses­são des­te homem por ven­der a máqui­na e o des­cu­ro des­te pelas coi­sas essen­ci­ais da sua vida no fil­me Embar­go.

A 16 de Maio Dot.com fará as delí­ci­as do públi­co com a his­tó­ria de uma aldeia, Águas Altas, da sua guer­ra com uma mul­ti­na­ci­o­nal espa­nho­la por cau­sa de um site e das reper­cus­sões mediá­ti­cas que esta situ­a­ção cari­ca­ta traz.

Para ter­mi­nar, a 30 de Maio, será a vez de Quin­ze pon­tos na alma, um dra­ma em que uma mulher se apai­xo­na por um homem que ten­ta­va esca­par à vida sal­tan­do de uma pon­te. Uma pai­xão mis­te­ri­o­sa que se trans­for­ma em obses­são e que faz esta mulher seguir um sonho, mes­mo que isso sig­ni­fi­que dei­xar tudo para trás.

Este ciclo será gra­tui­to para alu­nos com car­tão ESN e para os sóci­os do CEC. Para a res­tan­te comu­ni­da­de terá o cus­to de 1€ por sessão.