Cinemalogia 4 — Da Ideia ao Filme

Mais de um sécu­lo após a sua inven­ção, o cine­ma con­ti­nua a ser a for­ma de expres­são artís­ti­ca mais impor­tan­te do mun­do con­tem­po­râ­neo. A sua “lin­gua­gem” é hoje adop­ta­da por toda uma série de mei­os de comu­ni­ca­ção e expres­são visu­al, influ­en­ci­an­do não só os novos media, mas con­ta­gi­an­do ou inva­din­do mes­mo, tam­bém outras for­mas de mani­fes­ta­ção artís­ti­ca tra­di­ci­o­nais, da lite­ra­tu­ra à pin­tu­ra, ou da dan­ça à arquitectura.

De fac­to, ape­sar de todos os desen­vol­vi­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos atra­vés dos quais se foi per­ma­nen­te­men­te (re)inventando, o cine­ma cons­ti­tui, inde­pen­den­te­men­te do supor­te em que é gra­va­do ou do for­ma­to em que é exi­bi­do, um dos mei­os de expres­são artís­ti­ca mais com­ple­xos que nos é dado a apre­ci­ar. Arte-sín­te­se, como já foi des­cri­to, por incor­po­rar téc­ni­cas e for­mas de expres­são de todas as artes ante­ri­o­res, o cine­ma ou “ima­gem em movi­men­to”, cons­ti­tui uma das mani­fes­ta­ções artís­ti­ca mais expres­si­vas, mas tam­bém das mais exi­gen­tes do pon­to de vis­ta cri­a­ti­vo, pre­ci­sa­men­te por exi­gir o domí­nio de um sem núme­ro de conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos e o desen­vol­vi­men­to de todo um con­jun­to de com­pe­tên­ci­as específicas.

Nes­te cur­so de ini­ci­a­ção à rea­li­za­ção cine­ma­to­grá­fi­ca, pre­ten­de-se trans­mi­tir os prin­ci­pais conhe­ci­men­tos e desen­vol­ver as prin­ci­pais com­pe­tên­ci­as, quer do pon­to de vis­ta téc­ni­co, quer artís­ti­co, neces­sá­ri­os à rea­li­za­ção de um pro­jec­to cine­ma­to­grá­fi­co, des­de a con­cep­ção e desen­vol­vi­men­to de uma ideia de fic­ção ori­gi­nal à sua exi­bi­ção numa sala de cine­ma, habi­li­tan­do os for­man­dos a pro­du­zi­rem uma cur­ta-metra­gem, usan­do os conhe­ci­men­tos de pro­du­ção de vídeo digi­tal con­se­gui­dos ao lon­go da formação.

O Cur­so, Cine­ma­lo­gia — Da Ideia ao Fil­me, detém essen­ci­al­men­te um carác­ter prá­ti­co, sem des­cu­rar a intro­du­ção de sóli­dos conhe­ci­men­tos teó­ri­cos sobre a lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fi­ca. É um pro­jec­to de for­ma­ção em cine­ma, úni­co na região cen­tro, con­se­guin­do alber­gar nos seus con­teú­dos pro­gra­má­ti­cos as bases de toda a lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fi­ca com uma rica con­tex­tu­a­li­za­ção his­tó­ri­ca até à for­mu­la­ção de equi­pas e ao finan­ci­a­men­to de pro­jec­tos cine­ma­to­grá­fi­cos, ali­an­do-se pos­te­ri­or­men­te ao desen­vol­vi­men­to prá­ti­co inten­si­vo de uma cur­ta-metra­gem por par­te dos for­man­dos e com a ori­en­ta­ção espe­ci­a­li­za­da dos formadores.

Serão lec­ci­o­na­dos módu­los nas tra­di­ci­o­nais áre­as de Argu­men­to, Pro­du­ção, Rea­li­za­ção, Ima­gem, Som e Mon­ta­gem sen­do agru­pa­dos em qua­tro gran­des blo­cos, cor­res­pon­den­tes, gros­so modo, às fases de rea­li­za­ção de um filme:

  • Pré-pro­du­ção;

    Este pro­jec­to dis­tin­gue-se dos demais ao fun­ci­o­nar, na sua mai­o­ria, em horá­rio pós-labo­ral e pela pos­si­bi­li­tan­do que os alu­nos têm de se ins­cre­ver na tota­li­da­de do cur­so ou em módu­los de for­ma inde­pen­den­te. As con­di­ções de frequên­cia ofe­re­ci­das per­mi­tem que tan­to ini­ci­an­tes na pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca como espe­ci­a­lis­tas pos­sam fre­quen­tar o cur­so, satis­fa­zen­do as suas neces­si­da­des de aprendizagem.

    Sai­ba mais, conhe­ça as con­di­ções de par­ti­ci­pa­ção no cur­so e inscreva-se.

    Fon­te.