A programação do festival

image 32533

Os Cami­nhos Film Fes­ti­val pre­ten­dem mos­trar um pou­co de todo o cine­ma, com este intui­to pro­gra­ma­mos dife­ren­tes selec­ções e sec­ções no fes­ti­val. Para que este­ja ao cor­ren­te de toda a pro­gra­ma­ção e da sua con­cep­ção eis uma peque­na descrição:

Selec­ção Caminhos
A prin­ci­pal sec­ção com­pe­ti­ti­va do fes­ti­val. Nes­ta selec­ção pode­rá encon­trar as prin­ci­pais obras pro­du­zi­das em Por­tu­gal, des­de a edi­ção tran­sac­ta que esta­rão em con­cur­so para os prin­ci­pais pré­mi­os do fes­ti­val. Entre eles o Gran­de Pré­mio Por­tu­gal Sou Eu. A sua opi­nião tam­bém é impor­tan­te, pois o Públi­co é cha­ma­do a expres­sar-se no final das ses­sões, votan­do para o Pré­mio do Públi­co Cha­ma Amarela.

Selec­ção Ensaios
A segun­da sec­ção com­pe­ti­ti­va do fes­ti­val. Reser­va­da aos fil­mes pro­du­zi­dos em con­tex­to aca­dé­mi­co, pre­ten­de con­fe­rir um espa­ço a todos os rea­li­za­do­res, que em Por­tu­gal e a nível Inter­na­ci­o­nal, alme­jam ser os cri­a­do­res de amanhã.

Selec­ção Diásporas
Uma acti­vi­da­de para­le­la, não com­pe­ti­ti­va, que pro­cu­ra mos­trar dife­ren­tes olha­res sobre o fenó­me­no migra­tó­rio espe­ci­al­men­te a par­tir do con­tex­to por­tu­guês e do cine­ma de fic­ção. Selec­ci­o­na­mos vári­as obras cine­ma­to­grá­fi­cas, naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, exem­pli­fi­can­do a diver­si­da­de de flu­xos migra­tó­ri­os e as razões que levam as pes­so­as a pro­cu­rar, lon­ge das suas casas, um futu­ro e uma vida melhor.

Cami­nhos Mundiais
Outra acti­vi­da­de para­le­la, não com­pe­ti­ti­va, que inte­gran­do cur­tas-metra­gens, docu­men­tá­ri­os, fil­mes expe­ri­men­tais, ani­ma­ção e lon­gas metra­gens, per­mi­ti­rá uma intro­du­ção à cine­ma­to­gra­fia aus­tría­ca aos dife­ren­tes públi­cos, mas igual­men­te um des­per­tar da curi­o­si­da­de sobre uma outra for­ma de olhar o mundo.

Cami­nhos Juniores
Esta acti­vi­da­de para­le­la, não com­pe­ti­ti­va, é espe­ci­al e reser­va­da à cap­ta­ção de um públi­co jovem para o cine­ma por­tu­guês. Os mais peque­nos têm direi­to a expe­ri­men­tar in loco mui­tos minu­tos de pura magia, qui­çá pela pri­mei­ra vez.

Repo­si­ção
Per­deu um fil­me da Selec­ção Cami­nhos ou Selec­ção Ensai­os? Eis a opor­tu­ni­da­de de ver uma selec­ção de alguns títu­los exi­bi­dos em ses­sões ante­ri­o­res da pro­gra­ma­ção des­tas Selec­ções. Não que­re­mos que tenha des­cul­pas para não ver o melhor de todo o cine­ma português.

Outras Acti­vi­da­des
Para­le­la­men­te não se esque­ça que decor­rem ain­da outras acti­vi­da­des do fes­ti­val, como o Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia, o II Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal ‘Fusões no Cine­ma’ ou a Expo­si­ção ‘Anos de Ouro do Cine­ma Por­tu­guês. Tudo isto de 27 de Novem­bro a 5 de Dezem­bro em Coimbra!