Crítica de Cinema, Storyboard e Cinema Documental abrem a 6ª edição do Cinemalogia

image 42042

O Cur­so de ini­ci­a­ção à rea­li­za­ção cine­ma­to­grá­fi­ca – Cine­ma­lo­gia 6 – pre­ten­de trans­mi­tir os conhe­ci­men­tos basi­la­res essen­ci­ais para a aqui­si­ção de com­pe­tên­ci­as, sejam elas téc­ni­cas ou artís­ti­cas, neces­sá­ri­as para a ela­bo­ra­ção de um pro­jec­to cine­ma­to­grá­fi­co. Com o intui­to de enri­que­cer o cur­rí­cu­lo prin­ci­pal do cur­so, este ano são apre­sen­ta­dos três Módu­los Com­ple­men­ta­res aber­tos tan­to para os nos­sos estu­dan­tes como para o públi­co geral. 
No Módu­lo “Crí­ti­ca Cine­ma­to­grá­fi­ca” – 19 de Novem­bro -, o crí­ti­co João Lopes irá des­per­tar nos alu­nos a neces­si­da­de de uma inter­ven­ção crí­ti­ca na área do cine­ma. Atra­vés da aná­li­se de obras, irão ser pas­sa­dos os conhe­ci­men­tos bási­cos para um dis­cur­so crí­ti­co, seja em âmbi­to jor­na­lís­ti­co ou como inter­ven­ção crí­ti­ca cultural. 
No Módu­lo de “Story­bo­ard” – 20 a 22 de Novem­bro -, Miguel Alves e Tel­mo Mar­tins irão ensi­nar a per­ce­ber como se orga­ni­za uma obra cine­ma­to­grá­fi­ca atra­vés do dese­nho e a sua trans­for­ma­ção em ima­gem fíl­mi­ca. É a pos­si­bi­li­da­de de cri­ar uma visão glo­bal de um futu­ro fil­me, essen­ci­al em qual­quer pro­jec­to cinematográfico. 
Com o Módu­lo de “Cine­ma Docu­men­tal” – 23 a 25 de Novem­bro -, faci­li­ta­do por Rui Vei­ga, apre­sen­tar-se‑á o fil­me docu­men­tal como uma repre­sen­ta­ção par­ci­al e sub­jec­ti­va da rea­li­da­de, pri­mor­di­al para uma aná­li­se crí­ti­ca (e actu­al) da soci­e­da­de. Da con­cep­ção à rea­li­za­ção, serão trans­mi­ti­dos conhe­ci­men­tos pre­ci­o­sos para a ela­bo­ra­ção de uma pro­du­ção de um fil­me docu­men­tal a nível profissional.

As ins­cri­ções, glo­bais e pon­tu­ais, con­ti­nu­am aber­tas ao públi­co em http://caminhos.info/pt/cinemalogia/cinemalogia-inscricao/

— Ori­gi­nal­men­te publi­ca­do em http://j.mp/2fpCclM