Pintando as personagens além do guião

26150295215 c17e483fc7 h
Apro­xi­ma­mos-nos cada vez mais da der­ra­dei­ra eta­pa de mate­ri­a­li­za­ção do argu­men­to de “A Cos­tu­rei­ri­nha” num fil­me. Antes de entrar­mos em roda­gem des­ta cur­ta metra­gem, pro­du­zi­da no âmbi­to da XIX Sema­na Cul­tu­ral da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, ain­da há um lar­go cam­po de tra­ba­lho por defi­nir. A 25 de feve­rei­ro rece­be­mos a visi­ta de Hele­na Batis­ta, sócia-geren­te da Sin­co­lour – Carac­te­ri­za­ção e Maqui­lha­gem, Lda. Hele­na ini­ci­ou a sua car­rei­ra na carac­te­ri­za­ção e maqui­lha­gem na área cine­ma­to­grá­fi­ca e audi­o­vi­su­al em 1989, ten­do sido co-pre­mi­a­da em 2014 nos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês pelo seu tra­ba­lho em “Frá­gil Som do Meu Motor”. Ao lon­go da sua car­rei­ra cola­bo­rou com rea­li­za­do­res como Mano­el de Oli­vei­ra, Tere­sa Vil­la­ver­de, Vale­ria Sar­mi­en­to, Cha­no Piñe­ro ou Jeró­ni­mo Rocha.
O módu­lo de Carac­te­ri­za­ção, inse­ri­do na 6ª edi­ção do cur­so Cine­ma­lo­gia pro­cu­ra­rá dotar os for­man­dos dos ins­tru­men­tos neces­sá­ri­os para dar vida a uma per­so­na­gem no gran­de ecrã de acor­do com a nar­ra­ti­va, as didas­cá­li­as e os tra­ços psi­co­ló­gi­cos e fisi­o­nó­mi­cos de cada per­so­na­gem. Será que no final des­te módu­lo iné­di­to encon­tra­re­mos res­pos­ta para a carac­te­ri­za­ção da his­tó­ria de Erme­lin­da e Maria?
Helena Batista

Helena BatistaCaracterização

Fas­ci­na­da des­de cri­an­ça pelo cine­ma, tea­tro, foto­gra­fia e influ­en­ci­a­da pelos mes­tres com quem con­vi­veu des­de cedo, este­ve sem­pre liga­da a acti­vi­da­des rela­ci­o­na­das com as artes.
Fre­quen­tou o cur­so téc­ni­co de Cine­ma de Carac­te­ri­za­ção, orga­ni­za­do pelo Ins­ti­tu­to Por­tu­guês de Cine­ma, em 1988.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Pin­tan­do as per­so­na­gens além do guião.