Banho de Paragem está no festival Primavera do Cine em Vigo

Cartaz Banho de paragem

Banho de Para­gem, pro­du­zi­do no âmbi­to da 5.ª edi­ção do Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia – e da 18.ª Sema­na Cul­tu­ral da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, foi selec­ci­o­na­do para a 6.ª edi­ção do Fes­ti­val Pri­ma­ve­ra Do Cine!

Joa­quim é um pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e ex-mili­tar da Guer­ra do Ultramar.
Após a sua mor­te, Ale­xan­dre – seu filho – é con­tac­ta­do pela edi­to­ra que está a desen­vol­ver uma bio­gra­fia em home­na­gem ao pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio. Ale­xan­dre acei­ta a ins­ti­ga­ção e reco­lhe alguns dos ati­vos do seu pai, encon­tran­do um nega­ti­vo foto­grá­fi­co curi­o­so que pode mudar a ima­gem que o seu pai trans­pi­ra­va em vida.
Ale­xan­dre é, então, con­fron­ta­do com o dile­ma: reve­lar a ver­da­de ou man­ter a hon­ra do seu fale­ci­do pai.

Esta cur­ta-metra­gem é a ver­ten­te visí­vel de todo o um ano de apren­di­za­gem repre­sen­tan­do o con­jun­to dos sabe­res apre­en­di­dos pelos for­man­dos do cur­so. Resul­ta não só do afin­co des­tes, mas tam­bém da cola­bo­ra­ção da cida­de e da popu­la­ção de Coim­bra que atra­vés de uma panó­plia de par­ce­ri­as e aju­das nos pos­si­bi­li­tou a fei­tu­ra des­te fil­me. O gru­po de for­man­dos da 5.ª edi­ção do cur­so de cine­ma Cine­ma­lo­gia irá com­pe­tir direc­ta­men­te con­tra nomes já con­sa­gra­dos do cine­ma lusó­fo­no como Ricar­do Lei­te, Thi­a­go B. Men­don­ça, João Sala­vi­za ou Tia­go Rosa-Ros­so, bem como os rea­li­za­do­res gale­gos como Car­los A. Qui­rós, Eva Alon­so, Car­men Ruiz ou David Vega F., entre mui­tos outros.

Assim, depois da estreia aquan­do da aber­tu­ra da 22.ª edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, Banho de Para­gem é pro­jec­ta­do em Vigo nos dias 9 de maio, ter­ça-fei­ra às 18:30 no Audi­tó­rio Do Con­cel­lo de Vigo e a 10, quar­ta-fei­ra às 18:00, e 11 de Maio, quin­ta-fei­ra às 19:30, no Audi­tó­rio do Ins­ti­tu­to Camões de Vigo.

Conhe­ça a res­tan­te selec­ção e pro­gra­ma­ção des­te fes­ti­val gale­go em http://primaveradocine.com/blog/2017

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Banho de Para­gem está no fes­ti­val Pri­ma­ve­ra do Cine em Vigo.