Iniciam-se os Caminhos do Cinema Português…

caracol 0 docsIni­cia-se hoje a 23ª edi­ção do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Português.Com a cida­de de Coim­bra como anfi­triã, a Sele­ção Cami­nhos, uma das ver­ten­tes com­pe­ti­ti­vas do fes­ti­val, anun­cia sete dias de cine­ma por­tu­guês na zona cen­tro, com des­ta­que para os fil­mes “Quem é Bár­ba­ra Vir­gí­nia?” e “O Homem de Trás-os-Montes”.

130 é o núme­ro de fil­mes que nos pró­xi­mos sete dias esta­rão em exi­bi­ção no Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, com­pre­en­den­do um total de 60 horas de cinema.

A pri­mei­ra ses­são, que inau­gu­ra a pre­sen­te edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, tem iní­cio às 15 horas, no Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te (TAGV), com a exi­bi­ção de “A Toca­do­ra”, uma ani­ma­ção de Joa­na Ima­gi­ná­rio. Seguem-se os docu­men­tá­ri­os “Antó­nio e Cata­ri­na” de Cris­ti­na Hanes, ven­ce­dor do Pré­mio Par­di­no d’Oro do Fes­ti­val de Cine­ma de Locar­no, e “Quem é Bár­ba­ra Vir­gí­nia?” de Luí­sa Sequei­ra, sobre a pri­mei­ra mulher a rea­li­zar um fil­me em Portugal.

Pelas 17h30 tem lugar a segun­da Ses­são Juve­nis. Com rea­li­za­ção de Leo­nor Are­al, o docu­men­tá­rio “Nas­ci com a Tro­vo­a­da — Auto­bi­o­gra­fia pós­tu­ma de um cine­as­ta” ser­ve de home­na­gem a Manu­el Gui­ma­rães, o úni­co rea­li­za­dor neo-rea­lis­ta do cine­ma nacional.

A ceri­mó­nia de aber­tu­ra do fes­ti­val, com apre­sen­ta­ção a car­go de Luís Rodri­gues e San­dra José, tem horá­rio mar­ca­do para as 21h45, no TAGV, com a apre­sen­ta­ção das prin­ci­pais acti­vi­da­des do fes­ti­val pelo seu Dire­tor Vítor Fer­rei­ra, seguin­do-se o visi­o­na­men­to de “A Cos­tu­rei­ri­nha”, pro­du­ção da sex­ta edi­ção do cur­so de cine­ma — ‘Cine­ma­lo­gia’.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Ini­ci­am-se os Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês….