Realizadora portuguesa Regina Pessoa convidada para a Academia norte-americana

Cinema Portugus

A autora de curtas-metragens de animao junta-se a mais de 900 nomes anunciados segunda-feira.

A realizadora portuguesa Regina Pessoa foi uma das convidadas a integrar a Academia Norte-Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, a entidade que organiza e atribui anualmente os Óscares.

Regi­na Pes­soa, de 47 anos, natu­ral de Coim­bra, é auto­ra de vári­os fil­mes de ani­ma­ção pre­mi­a­dos. A sua obra “His­tó­ria Trá­gi­ca Com Final Feliz” fez par­te da shor­tlist dos Ósca­res em 2007 e tor­nou-se numa das cur­tas-metra­gens por­tu­gue­sas mais galar­do­a­das de sem­pre com qua­se cin­co deze­nas de pré­mi­os e men­ções inter­na­ci­o­nais, incluin­do o Pré­mio Cida­de de Espi­nho e Alves Cos­ta no CINANIMA (2005, Por­tu­gal), o Gran­de Pré­mio no Fes­ti­val de Annecy (2006, Fran­ça), o Prix à la Qua­li­té do CNC (2006, Fran­ça), e o Gran­de Pré­mio no SICAF (2006, Coreia do Sul). 

O seu fil­me mais recen­te, “Kali o Peque­no Vam­pi­ro” (2012) tam­bém obte­ve a qua­li­fi­ca­ção para ser can­di­da­to aos Ósca­res, ten­do a rea­li­za­do­ra assis­ti­do a vári­as ses­sões da Aca­de­mia a con­vi­te de outros membros. 

A cine­as­ta estre­ou-se na ani­ma­ção em 1999 com a cur­ta-metra­gem “A Noi­te”, em gra­vu­ra sobre pla­cas de ges­so, que lhe valeu mais de uma deze­na de pré­mi­os naci­o­nais e internacionais. 

Des­ta for­ma, Regi­na Pes­soa jun­ta-se aos outros por­tu­gue­ses que já fazem par­te da Aca­de­mia de Hollywo­od: o rea­li­za­dor Pedro Cos­ta, con­vi­da­do em 2017, e Car­los de Mat­tos — galar­do­a­do com dois Ósca­res, em 1982 e 1985, por Avan­ços Téc­ni­cos para o cinema. 

A aca­de­mia nor­te-ame­ri­ca­na reve­lou segun­da-fei­ra o envio de con­vi­tes a 928 novos mem­bros, de 59 paí­ses. Dan­do con­ti­nui­da­de ao obje­ti­vo de tor­nar a asso­ci­a­ção mais diver­sa e repre­sen­ta­ti­va, 49 por cen­to dos con­vi­da­dos são mulhe­res e 38 por cen­to “pes­so­as de cor”. Os con­vi­da­dos per­ten­cem ain­da a vári­as gera­ções, da mais nova, a ado­les­cen­te nor­te-ame­ri­ca­na Quvenzha­né Wal­lis, pro­ta­go­nis­ta no fil­me “Bes­tas do Sul Sel­va­gem”, à atriz bri­tâ­ni­ca Eile­en Atkins, de 84 anos. 

Do uni­ver­so lusó­fo­no des­ta­cam-se os con­vi­tes ao edi­tor de som Nel­son Fer­rei­ra e ao desig­ner Luís Sequei­ra, cana­di­a­nos com raí­zes em Por­tu­gal, e que esti­ve­ram nome­a­dos na últi­ma edi­ção dos Ósca­res pelo fil­me “A For­ma da Água”, de Guil­ler­mo del Toro. Ain­da ao rea­li­za­dor moçam­bi­ca­no Pedro Pimen­ta e a vári­os nomes do cine­ma bra­si­lei­ro, como a atriz Ali­ce Bra­ga, a rea­li­za­do­ra Maria Augus­ta Ramos e o músi­co Car­li­nhos Brown. 

Outros nomes de rele­vo de fora dos Esta­dos Uni­dos que inte­gra­ram a lis­ta de con­vi­da­dos inclui a atriz espa­nho­la Ros­sy De Pal­ma, o rea­li­za­dor hún­ga­ro Béla Tarr, o cine­as­ta sul-core­a­no Hong Sang-Soo, os ita­li­a­nos Mar­co Bel­loc­chio e Luca Gua­dag­ni­no, o ator fran­co-ame­ri­ca­no Timothée Cha­la­met, os músi­cos Ken­drick Lamar, Suf­jan Ste­vens e Ques­tlo­ve, e as escri­to­ras Lau­ra Esqui­vel e J.K. Rowling. 

por CINEMAX com Lusa 
publi­ca­do 18:08 — 27 junho ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.