Duas curtas-metragens portuguesas em Cannes 2019

Dia de Fes­ta” e “Invi­sí­vel Herói” farão par­te da Sema­na da Crí­ti­ca, uma das sec­ções para­le­las do fes­ti­val francês. 

Cinema Portugus Curta-metragem

Dia de Festa” e “Invisvel Heri” faro parte da Semana da Crtica, uma das seces paralelas do festival francs.

Duas produções portuguesas, de Cristèle Alves Meira e Sofia Bost, foram selecionadas para a Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes (França), foi hoje anunciado.

Na com­pe­ti­ção de cur­tas-metra­gens está “Dia de Fes­ta”, de Sofia Bost, uma pro­du­ção de Fili­pa Reis que fará a estreia mun­di­al em Fran­ça. Sofia Bost, que tem tra­ba­lha­do como mon­ta­do­ra, é auto­ra ain­da da cur­ta-metra­gem “Swal­lows” (2015).
“Em Dia de Fes­ta”, Mena mora sozi­nha com a filha Cla­ra, que faz sete anos. Ape­sar dos limi­ta­dos recur­sos finan­cei­ros, Mena con­se­gue orga­ni­zar a fes­ta de ani­ver­sá­rio, mas um tele­fo­ne­ma da sua mãe, deixa‑a per­tur­ba­da e ansiosa.

Na Sema­na da Crí­ti­ca esta­rá tam­bém, fora de com­pe­ti­çã, a cur­ta-metra­gem “Invi­sí­vel Herói”, da luso­des­cen­den­te Cristè­le Alves Mei­ra, uma copro­du­ção entre Por­tu­gal e Fran­ça que envol­veu a Flu­xus Films (Gael­le Mares­chi) e a Midas Fil­mes (Pedro Borges).
“Cam­po de Víbo­ras”, o seu ante­ri­or fil­me, tam­bém já tinha sido sele­ci­o­na­do na Sema­na da Crí­ti­ca, em 2016. 

“Invi­sí­vel Herói” é um retra­to de Duar­te, um cego nos seus 50 anos que anda à pro­cu­ra do ami­go Lean­dro, um imi­gran­te cabo-ver­di­a­no mis­te­ri­o­sa­men­te desaparecido.
Atu­al­men­te, Cristè­le Alves Mei­ra pre­pa­ra a pri­mei­ra lon­ga de fic­ção, inti­tu­la­da “Bru­xa”.

A Sema­na da Crí­ti­ca, orga­ni­za­da há mais de 50 anos pelo Sin­di­ca­to dos Crí­ti­cos de Cine­ma de Fran­ça, decor­re­rá de 15 a 23 de maio e con­ta­rá com 11 lon­gas-metra­gens e 15 cur­tas-metra­gens, a mai­o­ria em competição.

O júri da Sema­na da Crí­ti­ca é pre­si­di­do pelo rea­li­za­dor colom­bi­a­no Ciro Guerra.

O Fes­ti­val de Cine­ma de Can­nes decor­re entre 14 e 25 de maio. 

por
publi­ca­do 14:41 — 22 abril ’19 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Curta-metragem

Fon­te.