O Centro de Estudos Cinematográficos apoia a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, em parceria com o Arquitecturas Film Festival, na promoção de sessões de cinema gratuitas sobre arquitectura em 8 cidades da região norte de Portugal. Em Coimbra a sessão realizar-se‑á no Mini-Auditório Salgado Zenha, no dia 27 de Junho às 18:30.
The Hymns of Muscovy
[Dirigido por Dimitri Venkov, 2018, Rússia, 15 min]O filme é uma viagem ao planeta Muscovy, que é um espaço virado ao contrário da cidade de Moscovo, acompanhado das Variações Hínicas do hino soviético do compositor Alexander Manotskov, escrito originalmente em 1943. Manotskov usou uma das primeiras gravações como fonte para criar três variações eletrónicas, cada uma correspondendo a um estilo arquitetónico.
The Eternal Virgin
[Dirigido por Jorge Suárez-Quiñones Rivas, 2017, Espanha, 15 min]O entendimento do tempo-espaço doméstico, cíclico, no cinema de Ozu Yasjirō, toma forma em Hara Setsuko, “The Eternal Virgin”, mulher-atriz-personagem-mito sempre enquadrada sozinha, cúmplice de um ataque contra a compreensão clássica de um raccord.
Moriyama-San
[Dirigido por Ila Bêka and Louise Lemoine, 2017, França, 63 min]Moriyama-San é um documentário afetuoso e leve sobre Yasuo Moriyama, o “ermita urbano”, que vive numa casa construída em 2005 por Ryue Nishizawa – um dos dois fundadores do estúdio SANAA, vencedor do Prémio Pritzker. A dinâmica da casa, feita à medida para servir as necessidades de Moriyama, é mostrada em pleno ao espectador de forma brilhante.