Doclisboa 2019

Os fil­mes da edi­ção de 2019 do Doclis­boa inte­gram sec­ções com­pe­ti­ti­vas e não-com­pe­ti­ti­vas: Com­pe­ti­ção Inter­na­ci­o­nal, Com­pe­ti­ção Naci­o­nal, Ris­cos, Ter­ra à Lua, Heart Beat, Retros­pec­ti­va Jocely­ne Saab, Retros­pec­ti­va Ascen­são e Que­da do Muro – O Cine­ma da Ale­ma­nha de Les­te, Cine­ma de Urgên­cia, Ver­des Anos e Doc Alliance.

O pro­gra­ma inclui 44 fil­mes por­tu­gue­ses, dos quais 11 inte­gram a Com­pe­ti­ção Por­tu­gue­sa e a Com­pe­ti­ção Inter­na­ci­o­nal con­ta com 14 fil­mes pro­ve­ni­en­tes de 11 ter­ri­tó­ri­os distintos. 

Des­ta­que para duas gran­des novi­da­des intro­du­zi­das nes­ta edi­ção: a cri­a­ção da Nebu­lae e a intro­du­ção de dois novos prémios.

Este ano, no âmbi­to da Com­pe­ti­ção Por­tu­gue­sa, será atri­buí­do o Pré­mio Fer­nan­do Lopes para Melhor Pri­mei­ro Fil­me Por­tu­guês (Midas Fil­mes e Doclis­boa) e, na sec­ção Ver­des Anos, será entre­gue o Pré­mio Pedro For­tes para Melhor Rea­li­za­ção Ver­des Anos.

Quan­to à Nebu­lae, tra­ta-se de “um espa­ço de networ­king no Doclis­boa que englo­ba um con­jun­to de ati­vi­da­des dire­ci­o­na­das para indús­tria. No Nebu­lae, são com­pi­la­das, num úni­co espa­ço pro­gra­má­ti­co, ati­vi­da­des já desen­vol­vi­das em edi­ções ante­ri­o­res do Doclis­boa – como o Arché -, tal como novas ati­vi­da­des – mas­ter­clas­ses, tuto­ri­as, resi­dên­ci­as de crí­ti­ca e inves­ti­ga­ção, ofi­ci­nas e encon­tros -, com o obje­ti­vo de esti­mu­lar o encon­tro de pes­so­as e enti­da­des dedi­ca­das ao desen­vol­vi­men­to da cri­a­ção, pro­du­ção e divul­ga­ção do cine­ma inde­pen­den­te”, pode ler-se na pági­na do Festival. 

A abrir o Fes­ti­val, na ses­são de aber­tu­ra será exi­bi­do LONGA NOITE, de Eloy Enci­so, e o por­tu­guês TECHNOBOSS, de João Nico­lau, será o fil­me de encerramento. 

Conhe­ça a pro­gra­ma­ção com­ple­ta no sítio do Festival.

Fon­te.