Duas curtas portuguesas competem pelo European Film Award

Os res­tan­tes nome­a­dos des­te ano são REKONSTRUKCE (RECONSTRUCTION), de Jiří Havlíček e Ondřej Novák (Repú­bli­ca Che­ca), CADOUL DE CRĂCIUN (THE CHRISTMAS GIFT), de Bog­dan Mureşa­nu (Roménia/Espanha), e SUC DE SÍNDRIA (WATERMELON JUICE), de Ire­ne Moray (Espa­nha).

Os cin­co nome­a­dos para o pré­mio de Melhor Cur­ta-metra­gem Euro­peia são sele­ci­o­na­dos a par­tir de uma lis­ta de 19 can­di­da­tos indi­ca­dos pelos júris inter­na­ci­o­nais de diver­sos fes­ti­vais de cine­ma euro­peus. Ao lon­go do ano, os júris inter­na­ci­o­nais de 19 fes­ti­vais de cine­ma euro­peus sele­ci­o­nam, entre as cur­tas-metra­gens euro­pei­as em com­pe­ti­ção nos res­pe­ti­vos fes­ti­vais, um fil­me can­di­da­to aos Euro­pe­an Film Awards. Com base nes­ta pri­mei­ra sele­ção, os refe­ri­dos fes­ti­vais apu­ram a lis­ta final dos cin­co can­di­da­tos ao prémio. 

A cur­ta de Gabri­el Abran­tes foi indi­ca­da para este pré­mio pelo fes­ti­val por­tu­guês Cur­tas Vila do Con­de e o Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma de Vene­za sele­ci­o­nou o fil­me de Leo­nor Teles.

Os cin­co fil­mes nome­a­dos serão ago­ra sub­me­ti­dos a vota­ção pelos mais de 3600 mem­bros da Euro­pe­an Film Aca­demy (EFA), que irão sele­ci­o­nar o ven­ce­dor, a anun­ci­ar na ceri­mó­nia dos Euro­pe­an Film Awards, a 7 de dezem­bro, em Berlim. 

Sai­ba mais no sítio dos Euro­pe­an Film Awards.

Fon­te.