Encontro na Bairrada

A cri­a­ção do CINECLUB BAIRRADA como um “espa­ço abs­trac­to” e pro­mo­tor de cul­tu­ra, colo­ca a Comu­ni­da­de em pri­mei­ro lugar. Res­pei­tan­do os seus hábi­tos, o CINECLUB BAIRRADA com­pro­me­te-se adap­tar e par­ti­lhar com o públi­co a arte cine­ma­to­grá­fi­ca e divul­gar, em par­ti­cu­lar, o cine­ma por­tu­guês. São obje­ti­vos gené­ri­cos a pro­gra­ma­ção, a for­ma­ção (em par­ti­cu­lar de cri­an­ças e jovens) e a pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca (em espe­ci­al a docu­men­ta­ção do patri­mó­nio intan­gí­vel da Bairrada).

O Cine­ma incen­ti­va o espí­ri­to crí­ti­co, ten­do o poder de expres­sar os ide­ais de uma cul­tu­ra e, assim mol­dá-la pela liber­da­de de expres­são e inter­pre­ta­ção. O cine­ma é uma expres­são artís­ti­ca domi­nan­te da nos­sa soci­e­da­de e os fil­mes são uma fer­ra­men­ta lin­guís­ti­ca que nos dá a capa­ci­da­de de for­mar liga­ções huma­nas dura­dou­ras na medi­da em que nos per­mi­tem com­par­ti­lhar as nos­sas expe­ri­ên­ci­as e a nos­sa visão do tem­po e espa­ço em que vive­mos. Cri­a­mos o CINECLUB BAIRRADA e ade­ri­mos ao cine­clu­bis­mo para afir­ma­ção da cul­tu­ra da nos­sa região e para a pro­pa­ga­ção de valo­res que nos unem, nome­a­da­men­te do espa­ço ter­ri­to­ri­al Bair­ra­da e tudo o que ele repre­sen­ta, Bair­ra­da essa que que­re­mos tam­bém trans­for­mar num ter­ri­tó­rio cinematográfico.

É a pri­mei­ra vez na his­tó­ria do cine­clu­bis­mo em Por­tu­gal que se dá o nome de uma região a um Cine Clu­be. O CINECLUB BAIRRADA, é um Núcleo do Club de Ancas (Ana­dia), asso­ci­a­ção sem fins lucra­ti­vos e de Uti­li­da­de Públi­ca, fun­da­da em 1904 e rege-se por prin­cí­pi­os e objec­ti­vos de tra­ba­lho cole­ti­vo inter­mu­ni­ci­pal (quer atra­vés de mem­bros indi­vi­du­ais como colec­ti­vos) orga­ni­zan­do-se por sete sec­ções nos Con­ce­lhos de Águe­da (Clu­be Maci­nha­ten­se), Ana­dia, Can­ta­nhe­de (Asso­ci­a­ção de Mora­do­res da Praia da Tocha), Mea­lha­da (Gré­mio de Ins­tru­ção e Recreio) – sec­ções já ati­va­das — Mira, Oli­vei­ra do Bair­ro e Vagos.

E é já no nos­so pri­mei­ro ano de ati­vi­da­de que nos pode­mos asso­ci­ar e co-orga­ni­zar o Encon­tro Naci­o­nal de Cine­Clu­bes, que se rea­li­za na Curia (Ana­dia), um dos espa­ços emble­má­ti­cos da nos­sa região que já ser­viu de cená­rio para algu­mas pro­du­ções cine­ma­to­grá­fi­cas (a par do Bussaco/Luso na Mea­lha­da, ou Praia da Tocha em Can­ta­nhe­de). Para o CINECLUB BAIRRADA é uma hon­ra poder con­tri­buir para o desen­vol­vi­men­to do cine­clu­bis­mo naci­o­nal, assu­min­do o com­pro­mis­so de pre­ten­der­mos ser um mem­bro ati­vo, mobi­li­za­dor e inovador.

Espe­ra­mos que dis­fru­tam do Par­que das Ter­mas da Curia, dos edi­fí­ci­os de Arte Nova de onde se des­ta­cam o Sala Buvet­te das Ter­mas, as anti­gas salas do Casi­no da Curia e em par­ti­cu­lar da anti­ga Sala de Cine­ma dina­mi­za­da entre os anos 20 e 80 do sécu­lo XX, reac­ti­va­da tam­bém para pro­gra­ma­ção do CINECLUB BAIRRADA.

Sejam bem-vin­dos à BAIRRADA, Ter­ra de bem-viver.