Quando o Vento Sopra

Quando o vento sopra

O cine­ma é, para além de um objec­to lúdi­co, uma fer­ra­men­ta de comu­ni­ca­ção, edu­ca­ção e sen­si­bi­li­za­ção. Con­ti­nu­an­do a pro­mo­ção do cine­ma de ani­ma­ção como uma fer­ra­men­ta crí­ti­ca da soci­e­da­de é exi­bi­da a 19 de Feve­rei­ro, às 21h45 no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, a lon­ga-metra­gem de ani­ma­ção “Quan­do o Ven­to Sopra” de Jimmy T. Mura­ka­mi. A entra­da é livre a todos os associados.

Jim e Hil­da Bloggs são um casal de meia-ida­de, que acre­di­ta que o Gover­no Bri­tâ­ni­co tem tudo con­tro­la­do enquan­to se pre­pa­ram para uma Guer­ra Nuclear.

Quan­do a con­ta­gem decres­cen­te come­ça, eles arre­ga­çam as man­gas e seguem as ins­tru­ções do Gover­no dis­tri­buí­das aos lares por toda a Grã-Bre­ta­nha nos anos 70. Eles pin­tam as jane­las de bran­co, crons­tro­em uma bar­rei­ra de por­tas e almo­fa­das, reco­lhem a rou­pa e põem de lado dois paco­tes de bis­coi­tos de gen­gi­bre, uma lata de peda­ços de ana­nás e um bom for­ne­ci­men­to de chá.

Esta his­tó­ria cau­te­lo­sa é tan­to humo­rís­ti­ca como maca­bra na sua con­si­de­ra­ção de uma das mais ater­ro­ri­zan­tes pos­si­bi­li­da­des da vida moder­na. Quan­do o Ven­to Sopra é uma his­tó­ria sobre amor, ter­nu­ra, huma­ni­da­de e esperança.

Quan­do o Ven­to Sopra” é base­a­do na nove­la grá­fi­ca homó­ni­ma de Ray­mond Briggs, que tam­bém assi­na o argu­men­to do fil­me de ani­ma­ção de Jimmy T. Mura­ka­mi. Esta lon­ga-metra­gem de ani­ma­ção com­bi­na as téc­ni­cas do dese­nho e “stop-moti­on”.

A ban­da musi­cal tem Roger Waters, Gene­sis, Sque­e­ze… e David Bowie, que escre­veu e inter­pre­ta o tema do fil­me, When the Wind Blows.

O fil­me é exi­bi­do a 19 de Feve­rei­ro no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, piso 0 da Asso­ci­a­ção aca­dé­mi­ca de Coim­bra, às 21h45. Entra­da livre a sóci­os e estu­dan­tes. Públi­co 3€. 

Exibição a 19 de Fevereiro de 2020
O rea­li­za­dor Jimmy Mura­ka­mi foi uma inqui­e­ta men­te cri­a­ti­va, que rea­li­zou nume­ro­sas cur­tas pre­mi­a­das e o acla­ma­do “Quan­do o Ven­to Sopra” (1986) sal­tou pelo mun­do como pou­cos outros artis­tas. Mor­reu a 16 de Feve­rei­ro de 2014 em Dublin, Irlanda.