A Metamorfose dos Pássaros” recebe o prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius

Cinema Portugus Festival

O festival decorreu em formato digital, com a exibio online dos filmes.

Depois de ter vencido o prémio FIPRESCI da crítica internacional na Berlinale, onde teve estreia mundial, “A Metamorfose dos Pássaros”, primeira longa metragem da realizadora Catarina Vasconcelos venceu hoje o Prémio de Melhor Filme no mais importante festival de cinema da Lituânia.

A obra da rea­li­za­do­ra por­tu­gue­sa inte­grou o pro­gra­ma da com­pe­ti­ção do Fes­ti­val de Vil­nius com­pos­to por onze longas-metragens. 

Nas pala­vras da rea­li­za­do­ra: “É com gran­de feli­ci­da­de que rece­bo a noti­cia do pré­mio para melhor fil­me em Vil­nius. Este momen­to tão úni­co que vive­mos e que está a tra­zer tan­tas difi­cul­da­des a tan­tos sec­to­res, entre os quais o nos­so sec­tor da cul­tu­ra, fez com que os fes­ti­vais e os fil­mes que estão ago­ra a estre­ar tives­sem de encon­trar novas for­mas para se rea­li­za­rem. Não sen­do o visi­o­na­men­to onli­ne a for­ma para a qual os fil­mes foram fei­tos, creio que foi a for­ma encon­tra­da para que em Vil­nius se pudes­se con­ti­nu­ar a rea­li­zar o fes­ti­val. O cine­ma é uma cele­bra­ção, e embo­ra estes tem­pos não sejam de cele­bra­ção, creio que é impor­tan­te que os fil­mes e os fes­ti­vais nos con­ti­nu­em a lem­brar dis­so. E que daqui a uns tem­pos pos­sa­mos todos vol­tar às salas de cinema.” 

A 25ª edi­ção do Fes­ti­val de Vil­nius decor­reu de 19 de Mar­ço até hoje, em for­ma­to digital. 

“A Meta­mor­fo­se dos Pás­sa­ros” teve estreia em fes­ti­vais nos Esta­dos Uni­dos e na Rús­sia, e está pro­gra­ma­do em mais de 14 fes­ti­vais internacionais. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 18:03 — 02 abril ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Festival

Fon­te.