O Movimento das Coisas” de Manuela Serra presente no Festival Lumière

Cinema Portugus

O festival que se realiza em Lyon promove uma visita contempornea s obras do passado, atravs de filmes restaurados, restrospetivas, homenagens e encontros com cineastas, atores e historiadores.


“O Movimento das Coisas”, realizado em 1985 por Manuela Serra, digitalizado e restaurado pela Cineric Portugal para a Cinemateca Portuguesa, com acompanhamento da realizadora, foi selecionado para a 12ª edição do Festival Lumière.

O fes­ti­val, que se rea­li­za em Lyon, de 10 a 18 de outu­bro, tor­nou-se o pon­to de encon­tro mun­di­al do cine­ma de patri­mó­nio. Uma vez por ano, Lyon, cida­de natal do Cine­ma­tó­gra­fo dos irmãos Lumiè­re, pro­mo­ve uma visi­ta con­tem­po­râ­nea às obras do pas­sa­do, atra­vés de fil­mes res­tau­ra­dos, res­tros­pe­ti­vas, home­na­gens e encon­tros com cine­as­tas, ato­res e his­to­ri­a­do­res. Gra­ças a todas as salas par­ti­ci­pan­tes, o fes­ti­val decor­re um pou­co por toda a cida­de e tem aco­lhi­do um públi­co cada vez mais vas­to e interessado. 

Roda­do ao lon­go de vári­os anos em Lanhe­ses, no con­ce­lho de Via­na do Cas­te­lo, o docu­men­tá­rio poé­ti­co “O Movi­men­to das Coi­sas” acom­pa­nha o quo­ti­di­a­no de uma comu­ni­da­de rural e é a úni­ca rea­li­za­ção de Manu­e­la Serra. 

Nas­ci­da em Lis­boa em 1948, ins­ta­lou-se em Bru­xe­las em 1971, para estu­dar cine­ma no IAD — Ins­ti­tut des Arts et Difu­si­on. Vol­tou a Por­tu­gal logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, tra­ba­lhan­do como assis­ten­te de rea­li­za­ção e na mon­ta­gem de “Deus, Pátria, Auto­ri­da­de”, de Rui Simões, com quem fun­dou, na com­pa­nhia de anti­gos cole­gas do IAD, a coo­pe­ra­ti­va Virver. 

“O Movi­men­to das Coi­sas” teve a pri­mei­ra exi­bi­ção no Fes­ti­val de Man­nheim, na Ale­ma­nha, onde obte­ve o pré­mio Film­du­ka­ten. Em Por­tu­gal, foi exi­bi­do no Fes­tróia, onde ven­ceu o Pré­mio Agfa, mas nun­ca estre­ou comercialmente. 

O fil­me de Manu­e­la Ser­ra será exi­bi­do no Fes­ti­val Lumiè­re a 14 de outu­bro, às 14h15, e 15 de outu­bro às 10h45, inse­ri­do na sec­ção Tesou­ros e Curi­o­si­da­des do certame. 

por CINEMAX actu­a­li­za­do às 19:51 — 11 setem­bro ’20
publi­ca­do 19:13 — 11 setem­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.