Ana Rocha de Sousa recebe dois prémios em Veneza

Cinema Portugus Festival

Listen melhor primeira-obra e prmio do jri na seco Orrizonti.

Arti­go recomendado:
Ana Rocha de Sousa recebe dois pr
Cine­ma Portugus 

Noma­dland ganha Leo de Ouro em Vene­za A chi­ne­sa Clo Zhao a quin­ta rea­li­za­do­ra a rece­ber o prmio mxi­mo do fes­ti­val italiano. 

Dois prémios, um primeiro discurso toldado pela emoção – Ana Rocha de Sousa subiu ao palco e pediu desculpa por não conseguir falar, foi salva pelas palmas que se ouviram na plateia, respirou fundo e prosseguiu em inglês. Lembrou que o prémio é para um filme que aborda o problema da adoção e antes de terminar o primeiro discurso fez questão de dizer um “obrigado ao ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), RTP e ao produtor Rodrigo Areias”, porque senão o fizesse sabia que iria ser julgada por não agradecer em português.

Esta­va entre­gue o Leão do Futu­ro para uma melhor pri­mei­ra obra no valor de 100 mil dóla­res (84,4 mil euros), na seção Oriz­zon­ti onde “Lis­ten” foi exi­bi­do em com­pe­ti­ção. Minu­tos depois seria cha­ma­da nova­men­te ao pal­co para rece­ber o pré­mio espe­ci­al do júri, mas já não dis­cur­sou, dei­xou o momen­to para a sua pro­du­to­ra bri­tâ­ni­ca que a acompanhou. 

“Lis­ten” é a pri­mei­ra lon­ga-metra­gem da atriz e rea­li­za­do­ra Ana Rocha de Sou­sa e a nar­ra­ti­va ins­pi­ra-se em fac­tos reais que foram noti­ci­a­dos no Rei­no Uni­do. Ana Rocha de Sou­sa escre­veu este argu­men­to em 2016 quan­do este­ve emi­gra­da em Lon­dres ima­gi­nan­do o dra­ma de uma famí­lia por­tu­gue­sa emi­gra­da no Rei­no Uni­do que per­de a tute­la dos três filhos por sus­pei­ta de maus tratos. 

É um fil­me sobre o con­fron­to entre uma famí­lia e a segu­ran­ça soci­al, pro­cu­ran­do demons­trar as falhas do sis­te­ma, ques­ti­o­nan­do como se sal­va­guar­da os direi­tos dos pais e dos filhos quan­do há falhas legais ou situ­a­ções que não são devi­da­men­te provadas. 

Ana Rocha de Sou­sa tem 41 anos e é conhe­ci­da como atriz em fic­ção tele­vi­si­va como “Ris­cos”, “Moran­gos com açú­car” e “Jura”. Antes de “Lis­ten” rea­li­zou duas cur­tas-metra­gens aca­dé­mi­cas e pre­pa­ra uma nova longa-metragem. 

“Lis­ten” é uma copro­du­ção luso-bri­tâ­ni­ca, envol­ven­do a RTP e a Ban­do à Par­te, foi roda­do nos arre­do­res de Lon­dres com elen­co por­tu­guês e inglês, enca­be­ça­do por Lúcia Moniz, Ruben Gar­cia e Sophia Myles. A estei­ra em Por­tu­gal está pre­vis­ta para 2021. 

    por Tia­go Alves actu­a­li­za­do às 20:57 — 12 setem­bro ’20
    publi­ca­do 20:56 — 12 setem­bro ’20 

    Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Festival

    Fon­te.