Caminhos do Cinema Português — Começa hoje o 2.ºciclo ciclo de antecâmara

Clan­des­ti­no”, de Bru­no Cabral, e “The Art of Moving”, de Lili­a­na Mari­nho de Sou­sa, são as pelí­cu­las que assi­na­lam o reto­mar do ciclo Programa!Ação., no dia 27 de outu­bro, em Coim­bra e na Covi­lhã. Se o pri­mei­ro fil­me retra­ta a espe­ra de um imi­gran­te cuja espo­sa se viu envol­ta no dra­ma do trá­fi­co de mulhe­res, o segun­do é pro­ta­go­ni­za­do por um gru­po de ami­gos síri­os que, a par­tir da Tur­quia, dina­mi­za um pro­gra­ma onli­ne satí­ri­co anti-ISIS.

Por seu lado, o dia 29 de outu­bro reser­va uma série de cur­tas-metra­gens. “Chil­dren, Madon­na and Child, Death and Trans­fi­gu­ra­ti­on”, de Ricar­do Viei­ra Lis­boa, “We Are Des­pe­ra­te”, de Joa­na Maria Sou­sa, “Auro­ra”, de Car­lo­ta Flor, “José”, de João Mon­tei­ro, e “Ico”, de Patrí­cia Vidal Del­ga­do, são as obras escolhidas.

Já no mês de novem­bro e ape­nas em Coim­bra, a ses­são de dia 3 exi­be “Rabo Negro”, de Tia­go Sil­va, “Quem Me Dera Ter uma Câma­ra em vez de uma Mos­ca”, de Cláu­dia San­tos, “Ter­ra Fér­til”, de Sér­gio Fer­rei­ra, e “Can­tos, Can­te­dos e Can­ta­ro­las”, resul­ta­do da par­cei­ra entre Maria do João Rosá­rio e João Valentim.

Um Punk Cha­ma­do Ribas”, retra­to e home­na­gem de Pau­lo Antu­nes ao músi­co João Ribas, é o últi­mo dos fil­mes a ser exi­bi­do em Coim­bra pelo ciclo Programa!Ação. A ini­ci­a­ti­va ruma depois a Lis­boa, car­re­gan­do na baga­gem os fil­mes que, para­fra­se­an­do um dos títu­los de James Joy­ce, ofe­re­ce­rão um fiel retra­to dos cine­as­tas quan­do jovens.

A entra­da é livre para os sóci­os das enti­da­des orga­ni­za­do­ras, e para os estu­dan­tes da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra e da Uni­ver­si­da­de da Bei­ra Interior.

<b>Conheça a pro­gra­ma­ção com­ple­ta no sítio do fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês.</b>

Fon­te.