Caminhos do Cinema Português: 26.ª edição começa hoje

Com a exi­bi­ção de qua­se cen­te­na e meia de fil­mes, as sec­ções com­pe­ti­ti­vas do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês arran­cam hoje, tra­zen­do con­si­go estrei­as naci­o­nais e um can­di­da­to a repre­sen­tar Por­tu­gal nos Óscares. 

ÀSele­ção Cami­nhos, prin­ci­pal sec­ção com­pe­ti­ti­va do Fes­ti­val, con­cor­rem ani­ma­ções, docu­men­tá­ri­os e fic­ções pro­du­zi­das em con­tex­to pro­fis­si­o­nal. Incluí­dos nes­ta sec­ção encon­tra­mos os prin­ci­pais fil­mes por­tu­gue­ses do ano. “Um Ani­mal Ama­re­lo”, de Feli­pe Bra­gan­ça, “Sur­di­na”, de Rodri­go Arei­as, e “Patrick”, de Gon­ça­lo Wad­ding­ton, são ape­nas três das 44 pelí­cu­las a con­cor­rer nes­ta seleção. 

“Sub­mis­são”, de Leo­nar­do Antó­nio, e “Aos Nos­sos Filhos”, de Maria de Medei­ros, fazem a sua estreia naci­o­nal no Cami­nhos. Tam­bém “Lis­ten”, de Ana Rocha, um dos qua­tro fil­mes na cor­ri­da para repre­sen­tar Por­tu­gal nos Ósca­res, não está entre os selecionados. 


Sele­ções Ensai­os e Outros Olhares

Nem só de cine­ma por­tu­guês vive o Fes­ti­val Cami­nhos. Pro­va dis­so é a Sele­ção Ensai­osque, vol­ta­da para fil­mes pro­du­zi­dos em con­tex­to aca­dé­mi­co ou de for­ma­ção téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal, reú­ne tra­ba­lhos de esco­las por­tu­gue­sas e estran­gei­ras. Já a Sele­ção Outros Olha­resreú­ne exer­cí­ci­os ensaís­ti­cos e expe­ri­men­tais que valo­ri­zam a sen­sa­ção em detri­men­to do argumento. 

As Sele­ções Ensai­ose Outros Olha­resante­ci­pam-se à Sele­ção Cami­nhos, sen­do que as duas pri­mei­ras decor­rem, simul­ta­ne­a­men­te, de13 e 19 de novem­bro, e a últi­ma de 20 a 28 de novembro. 

A ceri­mó­nia de encer­ra­men­to do fes­ti­val está mar­ca­da para a noi­te de 28 de novem­bro, mas o Cami­nhos dina­mi­za­rá mos­tras para­le­las e expo­si­ções até ao dia 5 de dezembro. 

Conhe­ça a pro­gra­ma­ção com­ple­ta aqui,

Fon­te.