Começou a 14.ª edição do LEFFEST

A exi­bi­ção da obra “Dis­po­ní­vel para Amar”, de Wong Kar Wai, no Cine­ma Nimas, mar­ca o iní­cio de mais um LEFFEST. Este ano serão pro­je­ta­dos cer­ca de 80 fil­mes, divi­di­dos entre as sele­ções ofi­ci­ais Em Com­pe­ti­ção e Fora de Com­pe­ti­ção, e diver­sas sec­ções, ciclos temá­ti­cos e ses­sões especiais. 

Da sec­ção Home­na­gens e Retros­pe­ti­vas, des­ta­que para a obra do cine­as­ta nor­te-ame­ri­ca­no Paul Tho­mas Ander­son, exi­bi­da em retros­pe­ti­va inte­gral; para Clé­ment Cogi­to­re, que esta­rá pre­sen­te na pro­je­ção de algu­mas das suas cur­tas e de uma lon­ga-metra­gem; a home­na­gem à Cine­ma­te­ca Fran­ce­sa, com a exi­bi­ção de obras res­tau­ra­das sele­ci­o­na­das por Fré­dé­ric Bon­naud; e para o mais recen­te tra­ba­lho de res­tau­ro de Wong Kar-Wai, cuja obra será home­na­ge­a­da atra­vés da exi­bi­ção de cin­co fil­mes res­tau­ra­dos em 4K.

Peter Hand­ke, Ceci­lia Ben­go­lea, Gabri­el Abran­tes, Fré­dé­ric Bon­naud, e Nevil­le Wake­fi­eld, jura­dos des­ta edi­ção, serão os res­pon­sá­veis pela atri­bui­ção dos três pré­mi­os do Fes­ti­val: o Pré­mio Melhor Fil­me LEFFEST, para a obra que acres­cen­ta algo de ino­va­dor à lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fi­ca; o Gran­de Pré­mio do Júri João Bénard da Cos­ta,que dis­tin­gue a apos­ta artís­ti­ca mais arro­ja­da; e o Pré­mio Espe­ci­al do Júri para a melhor inter­pre­ta­ção, ou argu­men­to, ou fotografia. 

Entre os 44 con­vi­da­dos espe­ci­ais, além dos ele­men­tos do júri, cons­tam nomes como a rea­li­za­do­ra e atriz por­tu­gue­sa Ana Rocha de Sou­sa, Agni­esz­ka Hol­land, rea­li­za­do­ra pol­ca, cuja mais recen­te obra, Char­la­tan (2020), inte­gra a sec­ção não com­pe­ti­ti­va des­ta edi­ção, e Jean-Michel Fro­don, jor­na­lis­ta, crí­ti­co e his­to­ri­a­dor de cinema. 

Para além das ses­sões de cine­ma, Sal­va­dor Sobral apre­sen­ta, no dia 19, no Tea­tro Tivo­li BBVA, “La Noche de Ron­da”,um con­cer­to dedi­ca­do à músi­ca mexi­ca­na. De 14 a 17 de novem­bro, em Lis­boa, have­rá tem­po e espa­ço para a pala­vra e a refle­xão no sim­pó­sio “As Artes e o Públi­co no Mun­do Pós-pan­de­mia”, que con­ta­rá com Ber­nard Mar­ca­de, Bru­no Mon­sain­ge­on, Ceci­lia Ben­go­lea, Fré­dé­ric Bon­naud, Marie-Lau­re Ber­na­dac e Nevil­le Wake­fi­eld, entre outros convidados. 


Conhe­ça o pro­gra­ma com­ple­to aqui.


Fon­te.