Listen” é o candidato português a uma nomeação para os Óscares

Oscar 2021 Cinema Portugus

Realizado por Ana Rocha de Sousa, o filme acompanha os esforos de uma famlia de emigrantes a quem as autoridades britnicas querem tirar os filhos.

O filme “Listen” será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional na próxima edição dos Óscares, anunciou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

A pri­mei­ra lon­ga-metra­gem da rea­li­za­do­ra Ana Rocha de Sou­sa foi a mais vota­da pelos mem­bros da aca­de­mia entre as qua­tro pre­vi­a­men­te sele­ci­o­na­das, num pro­ces­so que decor­reu entre 2 e 15 de novem­bro e onde tam­bém esta­vam incluí­dos “Mos­qui­to”, “Patrick” e “Vita­li­na Varela”. 

O Pre­si­den­te da APC, Pau­lo Tran­co­so, con­si­de­ra que “qual­quer um dos qua­tro nome­a­dos seria um dig­no repre­sen­tan­te de Por­tu­gal, mas a esco­lha de uma pri­mei­ra obra que con­quis­tou Vene­za, um dos mais impor­tan­tes fes­ti­vais de cine­ma do mun­do, e que rapi­da­men­te se tor­nou no fil­me por­tu­guês mais vis­to do ano ape­sar do momen­to crí­ti­co que atra­ves­sa­mos, reve­la um voto de espe­ran­ça no talen­to dos cine­as­tas por­tu­gue­ses, cada vez mais reco­nhe­ci­dos além-fron­tei­ras e aca­ri­nha­dos pelo públi­co nacional.”. 

Ins­pi­ra­do num dra­ma real, “Lis­ten” acom­pa­nha uma famí­lia por­tu­gue­sa emi­gra­da em Lon­dres a quem é reti­ra­da a guar­da dos filhos por sus­pei­tas de maus-tra­tos. A nar­ra­ti­va segue os esfor­ços da famí­lia em pro­var que as sus­pei­tas são infun­da­das, peran­te os sis­te­mas soci­al e judi­ci­al britânicos. 

Com copro­du­ção luso-bri­tâ­ni­ca, o fil­me foi roda­do nos arre­do­res de Lon­dres com elen­co por­tu­guês e inglês, enca­be­ça­do por Lúcia Moniz, Ruben Gar­cia e Sophia Myles. 

“Lis­ten” teve estreia mun­di­al em setem­bro, no Fes­ti­val de Cine­ma de Vene­za, em Itá­lia, onde a rea­li­za­do­ra ven­ceu seis pré­mi­os, entre os quais o Leão do Futu­ro, para uma pri­mei­ra obra, e o pré­mio espe­ci­al do júri da com­pe­ti­ção “Hori­zon­tes”.

A 93ª edi­ção dos Ósca­res terá lugar a 25 de abril de 2021, no Tea­tro Dolby em Los Ange­les, duran­te a qual a Aca­de­mia Ame­ri­ca­na de Cine­ma irá dis­tri­buir pré­mi­os em 23 categorias. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 13:16 — 16 novem­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2021 Cinema Portugus

Fon­te.