Curso de Verão: Montagem & Autoria

curso de verao spread2 720x360 1
curso de verao spread2

No cine­ma, a mon­ta­gem é um ele­men­to pre­sen­te na expres­são cine­ma­to­grá­fi­ca antes do som, da cor e do movi­men­to de câma­ra. Na lite­ra­tu­ra, sobre­tu­do nos con­tex­tos expe­ri­men­tais, a mon­ta­gem sur­ge por asso­ci­a­ção de ele­men­tos, de pala­vras, da cons­tru­ção silá­bi­ca, sen­do uma expres­são natu­ral do seu espa­ço e por con­sequên­cia do tempo.

Nes­te cur­so de verão serão abor­da­das diver­sas ques­tões num con­jun­to de con­ver­sas com auto­res e cine­as­tas que par­ti­lha­rão as suas con­cep­ções sobre o uso expres­si­vo da mon­ta­gem no seu tra­ba­lho lite­rá­rio, cine­ma­to­grá­fi­co ou em ambas as valências.

Com­ple­men­tan­do o espí­ri­to de par­ti­lha e deba­te, é pro­mo­vi­da uma ofi­ci­na de mon­ta­gem vídeo per­mi­tin­do aos alu­nos apren­der noções base do tra­ba­lho de edi­ção e da cri­a­ção de um pen­sa­men­to narrativo.

O Cur­so, orga­ni­za­do pela Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês – Asso­ci­a­ção de Artes Cine­ma­to­grá­fi­cas de Coim­bra e pelo Cen­tro de Estu­dos Cinematográficos/AAC, decor­re­rá ao lon­go de 4 dias, em duas edi­ções. A pri­mei­ra edi­ção decor­re­rá já na pró­xi­ma sema­na, entre 20 e 23 de Julho, e a segun­da edi­ção entre 13 e 17 de Setem­bro de 2021 (ins­cri­ções limi­ta­das). As ins­cri­ções até 18 de Julho têm 50% de des­con­to, haven­do con­di­ções espe­ci­ais para os asso­ci­a­dos das enti­da­des orga­ni­za­do­ras e mem­bros das enti­da­des parceiras.

Mais infor­ma­ções em: www.caminhos.info/curso-de-verao-montagem-e-autoria/.

fon­te: Cur­so de Verão: Mon­ta­gem & Autoria