22ª edição da Festa do Cinema Francês começa a 7 de outubro

A Fes­ta do Cine­ma Fran­cês decor­re de 7 e 31 de outu­bro e este ano, além de dar voz a novos talen­tos, pela pri­mei­ra vez, inclui cin­co fil­mes de cine­ma fan­tás­ti­co: “A Hora de Saí­da?, de Sébas­ti­en Mar­ni­er, “Elle?, de Paul Verho­e­ven, “Man­dí­bu­las?, o mais recen­te fil­me de Quen­tin Dupi­eux, “Evo­lu­ção? de Luci­le Had­ziha­li­lo­vic e “Clí­max?, rea­li­za­do por Gas­par Noé.
O empo­de­ra­men­to das mulhe­res é outro dos des­ta­ques des­te fes­ti­val com o foco na obra de Mia Han­sen-Løve. A rea­li­za­do­ra e atriz par­ti­ci­pa­rá num deba­te sobre “A Ilha de Berg­man?, em antes­treia em Por­tu­gal e que foi apre­sen­ta­do no Fes­ti­val de Can­nes em julho de 2021. Será tam­bém rea­li­za­da uma retros­pe­ti­va dedi­ca­da à obra de Jac­que­li­ne Audry, a pri­mei­ra mulher a ser júri no fes­ti­val de Can­nes em 1963, e a pri­mei­ra a ousar rea­li­zar um fil­me les­bi­a­no (Oli­via).
Na ses­são de encer­ra­men­to, vai estar pre­sen­te a atriz e rea­li­za­do­ra, Valé­rie Lemer­ci­er, com “A voz do amor?, “um fil­me sen­sí­vel, res­pei­to­so e que nos […] 

fon­te: 22ª edi­ção da Fes­ta do Cine­ma Fran­cês come­ça a 7 de outubro