126923913 3743595559018776 404629943043756235 n copy 720x525 1

Mensagem da Direção

126923913 3743595559018776 404629943043756235 n copy

Ao lon­go dos anos, temos sali­en­ta­do que é essen­ci­al a des­cen­tra­li­za­ção cul­tu­ral, que é igual­men­te neces­sá­rio cri­ar as con­di­ções de frui­ção e aces­so cul­tu­ral em todo o ter­ri­tó­rio, pro­mo­ven­do ini­ci­a­ti­vas que não se cin­gem à cida­de de Coim­bra, à Região Cen­tro, e que pas­sam por levar o cine­ma por­tu­guês mais além. Con­si­de­ra­mos igual­men­te que a pro­gra­ma­ção de cine­ma por­tu­guês deve estar aces­sí­vel ao lon­go do ano, dis­po­ni­bi­li­za­da aos dife­ren­tes públi­cos que anu­al­men­te nos acom­pa­nham por oca­sião dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, uma opor­tu­ni­da­de de o ter sem­pre jun­to a si. Este ano, atra­vés do pro­je­to Casa do Cine­ma de Coim­bra, ini­ci­a­mos uma nova for­ma de estar pre­sen­te na cida­de, com pro­gra­ma­ção regu­lar, res­sus­ci­tan­do um espa­ço e abrindo‑o de novo à frui­ção cul­tu­ral, e à sua voca­ção ori­gi­nal que é o cinema. 

Com isto, o Fes­ti­val alar­ga-se e con­so­li­da-se, dan­do às mos­tras para­le­las espa­ços con­dig­nos, e aos públi­cos do cine­ma e do cine­ma por­tu­guês, a hipó­te­se de usu­fruir do even­to na sua ple­ni­tu­de. Con­ti­nu­a­mos a ser uma equi­pa de volun­tá­ri­os, que à cus­ta de tra­ba­lho árduo, anu­al­men­te se orgu­lha de pro­por­ci­o­nar à cida­de este evento.

Pode­mos dizer que este ano foi um ano de vira­gem, que depois de um con­tex­to difí­cil na edi­ção ante­ri­or, man­ten­do a dis­tân­cia físi­ca, e efe­tu­an­do mala­ba­ris­mos vári­os, para que a edi­ção fos­se pos­sí­vel, vol­ta­mos mais for­tes nes­ta espe­ran­ça de uma nova nor­ma­li­da­de, onde pro­gres­si­va­men­te se estrei­te, não só a dis­tân­cia físi­ca nova­men­te, mas aci­ma de tudo a dis­tân­cia soci­al, e vol­te­mos à apro­xi­ma­ção entre públi­cos e cri­a­do­res que nos está na géne­se e alma de festival.

Esta faça­nha não seria pos­sí­vel sem os dife­ren­tes apoi­os, seja do poder autár­qui­co, seja de um con­jun­to de par­cei­ros públi­cos e pri­va­dos que nos aju­dam na pros­se­cu­ção na pros­se­cu­ção de este nos­so obje­ti­vo mai­or. Obje­ti­vo mai­or, no sen­ti­do que pre­ten­de­mos con­ti­nu­ar a apre­sen­tar um pro­gra­ma tão vari­a­da e eclé­ti­co, con­gre­ga­dos de inte­res­ses e for­mas de estar dife­ren­tes dos nos­sos cine­as­tas, que atin­ja os dife­ren­tes públi­cos, e com eles se faça a fes­ta do cine­ma português.

Depois da incer­te­za, car­re­gue­mos no play, e venham dis­fru­tar de todo o cine­ma por­tu­guês em Coim­bra de 6 a 20 de novembro!

Vítor Fer­rei­ra

fon­te: Men­sa­gem da Direção