A perspetiva feminina do cinema para adultos

Foto1 370x370 1
Foto1

Pro­gra­ma­ção de 12 de novem­bro do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês con­vi­da a uma nova abor­da­gem dos fil­mes para adul­tos, com a pre­sen­ça da atriz espa­nho­la Bun­nie Bennett

O cine­ma para adul­tos do pon­to de vis­ta femi­ni­no é a abor­da­gem pro­pos­ta pelos Cami­nhos no Tur­no da Noi­te de 12 de novem­bro, a par­tir das 23:59, na Casa do Cine­ma de Coim­bra. Seis cur­tas-metra­gens, onde o tema cen­tral é o pra­zer femi­ni­no, serão exi­bi­das, com a pre­sen­ça de Bun­nie Ben­nett, atriz espa­nho­la e pro­ta­go­nis­ta da cur­ta “The Nar­cis­sist”. A ter­mi­nar a ses­são, será exi­bi­do “ASMR”, da pre­mi­a­da rea­li­za­do­ra de fil­mes para adul­tos Eri­ka Lust.

A pri­mei­ra vez que vi um fil­me para adul­tos, fiquei eno­ja­da. Aqui­lo não era a pers­pe­ti­va que tinha do sexo. Tinham todos uma visão mui­to mas­cu­li­na do pra­zer. Não me revia naqui­lo. Ago­ra tra­ba­lho numa indús­tria que está a mudar o pon­to de vis­ta”, afir­ma Bun­nie Ben­nett, num vídeo de apre­sen­ta­ção no por­tal Xconfessions.

A por­no­gra­fia que cri­a­mos no XCon­fes­si­ons, Lust Cine­ma e Else Cine­ma é rea­lis­ta, inclu­si­va e ori­gi­nal. Nun­ca usa­mos o mes­mo cená­rio ou enre­do duas vezes, inves­ti­mos o dinhei­ro nos nos­sos fil­mes e cui­da­mos de cada deta­lhe tan­to quan­to qual­quer outra pro­du­ção de fil­me inde­pen­den­te não explí­ci­to. O nos­so obje­ti­vo é pro­mo­ver igual­da­de de géne­ro, inti­mi­da­de, diver­si­da­de, con­sen­ti­men­to afir­ma­ti­vo, segu­ran­ça, pra­zer e liber­da­de”, con­ta a real­za­do­ra Eri­ka Lust, em entre­vis­ta ao por­tal naci­o­nal Delas.pt, em outu­bro de 2021.

Antes, na sec­ção Outros Olha­res, é exi­bi­do o docu­men­tá­rio “A Nos­sa Ter­ra, o Nos­so Altar”, onde é rela­ta­do o dra­ma de uma comu­ni­da­de, a do Bair­ro do Alei­xo, no Por­to, ao ver as tor­res do local onde vive­ram uma vida a ser demo­li­das. A rea­li­za­ção está a car­go de André Gui­o­mar. Fran­cis­co Vaz, rea­li­za­dor do fil­me “As Som­bras e os Seus Nomes”, exi­bi­do um dia antes, esta­rá pre­sen­te na sala.

Em Fil­mes da Luso­fo­nia, esta­rá em exi­bi­ção o fil­me bra­si­lei­ro “Olha para Elas”. A his­tó­ria de cin­co pre­si­diá­ri­as bra­si­lei­ras e a rea­li­da­de que vivem, com o dra­ma de serem mães e terem os filhos no exterior.

Pro­gra­ma­ção de 12 de novembro

Filmes da Lusofonia (15:00)

A Con­ta-Gotas, de Rena­ta Jesi­on 6’7”
Tchi­ke­na, de Nuno Bar­re­to 8′
Vai melho­rar, de Pedro Fiu­za 17’20”
Olha Pra Elas, de Tati­a­na Sager, Rena­to Dor­nel­les 77’4”

Filmes do Mundo (17:30)

Ren­tal Mom, de Nes­lihan Yeşilyurt 12’13”
Fla­men­co Que­er, de Ana Gon­zá­lez, Fre­de­rick Ber­nas 22’46”
Emer­gen­ce: Out of the Sha­dows, de Vinay Giridhar 79’58”

Outros Olhares (21:45)

Dis­to­pia, de Tia­go Afon­so 61’6”
A Nos­sa Ter­ra, O Nos­so Altar, de André Gui­o­mar 78′

 

Turno da Noite (23:59)

Pro­gres­si­ve Tou­ch, de Micha­el Port­noy 12’49”
Bel­lo, de Noel Ale­jan­dro 15’32”
Girl Gang, de Char­lie Bene­det­ti 24’30”
The Nar­cis­sist, de Ron Rex 19’5”
Sis­ters of Ple­a­su­re, de Per­li­ta León 16’39”
ASMR, de Eri­ka Lust 19’0”

fon­te: A pers­pe­ti­va femi­ni­na do cine­ma para adultos