Caminhos querem Incentivar a produção cinematográfica na Região Centro

incentivar digital caminhos 1 720x720 1
incentivar digital caminhos 1

O Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês vai desen­vol­ver, a 26 e 27 de novem­bro, as ati­vi­da­des do Pro­gra­ma Incen­ti­var, que pro­cu­ra desen­vol­ver a pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca na Região Centro.
A Região Cen­tro de Por­tu­gal, ape­sar de apre­sen­tar uma ampla diver­si­da­de de patri­mó­ni­os – edi­fi­ca­dos, geo­grá­fi­cos, natu­rais, cul­tu­rais, com qua­tro ins­cri­ções na rede de Patri­mó­nio Mun­di­al -, uma ampla rede de ensi­no supe­ri­or – com três uni­ver­si­da­des e qua­tro ins­ti­tu­tos poli­téc­ni­cos -, bem como uma ampla rede deci­só­ria polí­ti­ca ao nível regi­o­nal e autár­qui­co – com oito comu­ni­da­des inter­mu­ni­ci­pais -, não tem sido capaz de cap­tar um con­jun­to sig­ni­fi­ca­ti­vo de pro­du­ções cinematográficas.

É esta ten­dên­cia que o Pro­gra­ma Incen­ti­var pre­ten­de con­tra­ri­ar. Pri­mei­ro com a ini­ci­a­ti­va Pri­mei­ro Pas­so, a 26 de novem­bro. O “Pri­mei­ro Pas­so” é uma opor­tu­ni­da­de cri­a­da para que o públi­co pos­sa ter uma par­ti­ci­pa­ção mais acti­va na cadeia de pro­du­ção. Pro­cu­ra-se moti­var os espec­ta­do­res a dar um “Pri­mei­ro Pas­so” e pro­por – em for­ma­to pit­ch – uma his­tó­ria ori­gi­nal a um con­jun­to de pro­du­to­res de cinema.

As melho­res pro­pos­tas do “Pri­mei­ro Pas­so” são sele­ci­o­na­das e con­vi­da­das a rea­li­zar uma apre­sen­ta­ção de três minu­tos peran­te uma pla­teia de pro­du­to­res. No tér­mi­no da apre­sen­ta­ção, os pro­du­to­res além de ava­li­a­rem a pro­pos­ta, con­si­de­ra­rão um pare­cer crí­ti­co com base na sua expe­ri­ên­cia e se a ideia assim o mere­cer, pode­rão a adop­tar para desen­vol­vi­men­to num pro­du­to cine­ma­to­grá­fi­co ou audiovisual.

No dia 27 é a vez da ati­vi­da­de Encon­tros (do Cine­ma com a Regi­ao). Nes­ta ini­ci­a­ti­va, aber­ta aos pro­fis­si­o­nais, serão pro­mo­vi­dos e apre­sen­ta­dos, pelos pro­du­to­res aos muni­cí­pi­os da região, pro­je­tos em desen­vol­vi­men­to pres­tes a entrar em roda­gem. Pre­ten­de-se que nes­se diá­lo­go se encon­tre na região cen­tro os décor de pro­du­ções cine­ma­to­grá­fi­cas rele­van­tes, sem des­cu­rar o desen­vol­vi­men­to do audi­o­vi­su­al. Estes encon­tros são uma dupla opor­tu­ni­da­de que pode­rá satis­fa­zer pro­du­to­res e muni­cí­pi­os, munin­do os pro­du­to­res de inves­ti­do­res adi­ci­o­nais nas suas pro­du­ções e aos autar­cas de fer­ra­men­tas de pro­mo­ção e desen­vol­vi­men­to dos seus ter­ri­tó­ri­os com um impac­to além do ime­di­a­to com reper­cus­sões a médio e lon­go prazo.

Já con­fir­ma­das estão as pre­sen­ças da Asso­ci­a­ção de Rea­li­za­do­res de Cine­ma e Audi­o­vi­su­al, da Maria & Meyer Film Pro­duc­ti­on, da PNG Pic­tu­res e da Take 2000 Filmes.

Estão aber­tas as ins­cri­ções tan­to para a apre­sen­ta­ção de novos pro­jec­tos como de pro­du­to­res em www.caminhos.info/incentivar

fon­te: Cami­nhos que­rem Incen­ti­var a pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca na Região Centro