A Previdência Portuguesa apoia Caminhos do Cinema Português

APP 720x720 1
APP

Asso­ci­a­ção Mutu­a­lis­ta dá o nome à Sele­ção Ensai­os e atri­bui pré­mi­os a três fil­mes da secção

A Pre­vi­dên­cia Por­tu­gue­sa dá o nome à Sele­ção Ensai­os do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês. Tra­ta-se de uma sec­ção do Fes­ti­val onde são exi­bi­das pro­du­ções de estu­dan­tes de cinema.

Ao lon­go do Fes­ti­val são exi­bi­das 58 pro­du­ções em con­tex­to aca­dé­mi­co, de jovens por­tu­gue­ses e estran­gei­ros. Hou­ve 202 can­di­da­tos, sen­do sele­ci­o­na­das 58 películas.

É um inves­ti­men­to na noto­ri­e­da­de da nos­sa Ins­ti­tui­ção e do Fes­ti­val sen­do tam­bém uma con­so­li­da­ção da mar­ca A Pre­vi­dên­cia Por­tu­gue­sa jun­to da comu­ni­da­de local, naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal. Con­tri­buir para a cul­tu­ra e incen­ti­var a cri­a­ção tam­bém faz par­te da nos­sa mis­são enquan­to Asso­ci­a­ção Mutu­a­lis­ta, de apoi­ar pro­je­tos que per­mi­tam estar pró­xi­mos das pes­so­as, das suas neces­si­da­des e dos seus inte­res­ses”, con­si­de­ra A Pre­vi­dên­cia Portuguesa.

Os fil­mes são oriun­dos de 13 paí­ses, sen­do que 34 são por­tu­gue­ses, de esco­las como as Uni­ver­si­da­des da Bei­ra Inte­ri­or ou do Algar­ve, a Esco­la Supe­ri­or de Artes e Design e a Esco­la das Artes da Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca Portuguesa.

Será curi­o­so obser­var a cres­cen­te pre­o­cu­pa­ção dos estu­dan­tes de cine­ma por temas aber­ta­men­te polí­ti­cos, como o cres­ci­men­to da nova extre­ma-direi­ta ou as alte­ra­ções cli­má­ti­cas e as suas con­sequên­ci­as poten­ci­al­men­te catas­tró­fi­cas”, apon­ta a orga­ni­za­ção do Festival.

Dos 58 fil­mes exi­bi­dos, três serão pre­mi­a­dos com um valor mone­tá­rio, atri­buí­do pela Asso­ci­a­ção Mutualista.

Sedi­a­da na Rua da Sofia, em Coim­bra, A Pre­vi­dên­cia Por­tu­gue­sa tem atu­al­men­te seis mil asso­ci­a­dos. Tem como mis­são garan­tir bene­fí­ci­os de segu­ran­ça soci­al, saú­de, habi­ta­ção, ensi­no, desen­vol­vi­men­to cul­tu­ral e qua­li­da­de de vida aos Asso­ci­a­dos, fami­li­a­res e bene­fi­ciá­ri­os por aque­les desig­na­dos, atra­vés de moda­li­da­des indi­vi­du­ais e coletivas.

fon­te: A Pre­vi­dên­cia Por­tu­gue­sa apoia Cami­nhos do Cine­ma Português