Fevereiro na Casa do Cinema de Coimbra

CAPA SITE 720x480 1
Fevereiro na Casa do Cinema de Coimbra

O ali­nha­men­to apre­sen­ta­do pela Casa do Cine­ma de Coim­bra em 2022 além de apre­sen­tar mais opor­tu­ni­da­des para acom­pa­nhar as nos­sas suges­tões cine­ma­to­grá­fi­cas, trou­xe con­si­go novas caras à nos­sa sala. No espa­ço de três sema­nas supe­rá­mos a mar­ca de tre­zen­tos e trin­ta espec­ta­do­res. Mais que um núme­ro sig­ni­fi­ca­ti­vo, esta res­pos­ta do públi­co moti­va-nos a con­ti­nu­ar a abrir a nos­sa sala de cine­ma à região. 

A Pro­gra­ma­ção de Feve­rei­ro traz-nos ao lon­go de mais de 30 ses­sões obras de rea­li­za­do­res como Paul Tho­mas Ander­son, David Lyn­ch, Andrei Kon­cha­lovsky, Juho Kuos­ma­nen ou Ste­ven Spielberg.

Nes­ta nova dinâ­mi­ca o iní­cio de cada sema­na apre­sen­ta a der­ra­dei­ra opor­tu­ni­da­de de assis­tir a um fil­me da sema­na ante­ri­or. É des­sa for­ma que na pri­mei­ra sema­na de feve­rei­ro apre­sen­ta­mos a  últi­ma ses­são de “Cró­ni­cas de Fran­ça”, de Wes Ander­son, a 2 de feve­rei­ro às 18:00. Nes­se mes­mo dia, às 21:30, o Fila K Cine­clu­be come­ça o ciclo “DAVID LYNCH, ALMA SELVAGEM” home­na­ge­an­do o rea­li­za­dor nor­te-ame­ri­ca­no ao lon­go do mês do seu ani­ver­sá­rio com ses­sões comen­ta­das por espe­ci­a­lis­tas afi­li­a­dos a vári­as esco­las e uni­ver­si­da­des naci­o­nais. A ses­são inau­gu­ral traz-nos “Twin Peaks: Fire Walk With Me”. Esta lon­ga-metra­gem de 1992 é con­ce­bi­da como a “pre­que­la” da série homó­ni­ma e um dos mais estra­nhos e sur­re­a­lis­tas fil­mes de David Lyn­ch. Esta ses­são con­ta­rá com oco­men­tá­rio por Dani­el Morei­ra (pro­fes­sor na Esco­la Supe­ri­or de Músi­ca e Artes do Espe­tá­cu­lo e inves­ti­ga­dor no Cen­tro de Inves­ti­ga­ção em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – UCP). 

Este ciclo decor­re­rá todas as quar­tas-fei­ras às 21:30, com a exi­bi­ção de “Twin Peaks: The Mis­sing Pie­ces” (9 feve­rei­ro às 21:30) com a apre­ci­a­ção de Sér­gio Dias Bran­co (Pro­fes­sor na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra e Inves­ti­ga­dor do Cen­tro de Estu­dos Inter­dis­ci­pli­na­res do Sécu­lo XX, na mes­ma ins­ti­tui­ção), uma ses­são de cur­tas-metra­gens de David Lyn­ch, pro­du­zi­das entre 1967 e 1995,  (16 feve­rei­ro às 21:30) comen­ta­da por Iván Vil­lar­mea Álva­rez (Pro­fes­sor na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra), e, por fim, o docu­men­tá­rio “David Lyn­ch: The Art Life”, de Rick Bar­nes, Jon Nguyen, Oli­via Neer­ga­ard-Holm (23 feve­rei­ro às 21:30), com o comen­tá­rio de Fáti­ma Chi­ni­ta (pro­fes­so­ra na Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma, inves­ti­ga­do­ra do Lab­Com – Uni­ver­si­da­de Bei­ra Inte­ri­or e no Lin­na­eus Uni­ver­sity Cen­tre for Inter­me­di­al and Mul­ti­mo­dal Studies).

A Nitra­to Fil­mes pro­mo­ve­rá a exi­bi­ção da segun­da par­te do fil­me “A Flor”, de Mari­a­no Lli­nás (3 feve­rei­ro às 18:00), uma lon­ga-metra­gem argen­ti­na com­pos­ta por 6 his­tó­ri­as e divi­di­da em 8 par­tes que se ins­pi­ra nas dife­ren­tes for­mas de arte cine­ma­to­grá­fi­ca. Outra pro­pos­ta naci­o­nal da Nitra­to com estreia em Feve­rei­ro é o ciclo DA RÚSSIA COM AMOR”, que nos leva a conhe­cer – entre 17 de Feve­rei­ro e 3 de Mar­ço – vári­as pers­pec­ti­vas menos difun­di­das da cul­tu­ra rus­sa. O ciclo ini­cia-se com uma obra de Andrei Kon­cha­lovsky, que já mar­ca­ra pre­sen­ça na pro­gra­ma­ção de janei­ro. O fil­me “As Noi­tes Bran­cas do Car­tei­ro” (17 feve­rei­ro às 18:00), que ven­ceu o Pré­mio de Melhor Rea­li­za­ção no Fes­ti­val de Vene­za, é um dra­ma de 2014 que con­ta a his­tó­ria de pes­so­as que vivem numa remo­ta aldeia rus­sa e cujo prin­ci­pal meio de con­ta­to com o mun­do exte­ri­or é um carteiro. 

Na sema­na seguin­te, exi­bi­mos “Espo­sas Celes­ti­ais” (24 feve­rei­ro às 18:00), de Alek­sey Fedor­chen­ko, que nos con­ta 22 pers­pec­ti­vas ances­trais sobre as mulhe­res Mari, base­a­do na zona oci­den­tal do país. Esta via­gem a uma par­te mis­te­ri­o­sa e des­co­nhe­ci­da do mun­do é uma das mais cati­van­tes nar­ra­ti­vas femi­ni­nas do cine­ma con­tem­po­râ­neo rus­so, des­ta­ca­da com o gran­de pré­mio do fes­ti­val New Hori­zons de Wro­claw em 2013 .

A pro­gra­ma­ção fica reche­a­da com alguns títu­los mar­can­tes do ano ante­ri­or – o rema­ke do ado­ra­do musi­cal “West Side Story”, de Ste­ven Spi­el­berg, exi­bi­do nos dias 3 (21:30), 4 (18:00), 5 (21:30) e 9 feve­rei­ro (18:00), e o mais recen­te fil­me de Paul Tho­mas Ander­son “Lico­ri­ce Piz­za”, uma imper­dí­vel his­tó­ria de coming of age, nos dias 17 (21:30), 18 (18:00), 19 (21:30) e 23 feve­rei­ro (18:00)

Igual­men­te mar­can­tes, bem como indi­ca­dos ao Óscar de Melhor fil­me inter­na­ci­o­nal de 2022, são ”Com­par­ti­men­to N.º 6, de Juho Kuos­ma­nen, ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio do Júri no últi­mo Fes­ti­val de Can­nes com exi­bi­ção nos dias 4 (21:30) e 5 de feve­rei­ro (18:00), e “A Pior Pes­soa do Mun­do”, o ter­cei­ro fil­me da Tri­lo­gia de Oslo de Joa­chim Tri­er, com ses­sões mar­ca­das, em estreia naci­o­nal, para os dias 10 (18:00), 11 (21:30) e 12 feve­rei­ro (18:00)

Con­ti­nu­an­do a via­gem pelo cine­ma euro­peu, o res­tan­te pro­gra­ma de feve­rei­ro inclui ain­da o mais recen­te dra­ma  “As coi­sas que dize­mos, as coi­sas que faze­mos”, de Emma­nu­el Mou­ret, que mere­ceu 13 indi­ca­ções para os 46º Pré­mi­os César dos quais Émi­lie Dequen­ne rece­beu o César de melhor atriz secun­dá­ria. A lon­ga-metra­gem de Emma­nu­el Mou­ret será exi­bi­da nos dias 10 (21:30) e 11 feve­rei­ro (18:00). O dra­ma ale­mão “Fabi­an”, de Domi­nik Graf, base­a­do no roman­ce homó­ni­mo de Eri­ch Käst­ner, tem exi­bi­ção nos dias 12 (21:30) e 16 feve­rei­ro (18:00). Na mes­ma sema­na, con­ta­mos ain­da com: a comé­dia fran­co-bel­ga de Quen­tin Dupi­eux, “Man­dí­bu­las”, a exi­bir no dia 18 (21:30) e 19 feve­rei­ro (18:00); “Entre a Mor­te”, o road-dra­ma escri­to, rea­li­za­do e mon­ta­do por Hilal Bay­da­rov, fil­me que o estre­ou no Fes­ti­val de Vene­za (25 feve­rei­ro às 21:30 / 26 feve­rei­ro às 18:00); e ain­da, a estreia de “Bel­fast”, a comé­dia dra­má­ti­ca escri­ta e rea­li­za­da por Ken­neth Bra­nagh, um dos fil­mes mais refe­ri­dos para as nome­a­ções aos Ósca­res des­te ano (24 feve­rei­ro às 21:30 / 25 feve­rei­ro às 18:00 / 26 feve­rei­ro às 18:00 / 2 mar­ço às 18:00).

E como é habi­tu­al, a Mati­né Infan­til regres­sa no ter­cei­ro sába­do do mês – 19 feve­rei­ro às 15:00 – com os Fil­mi­nhos Infan­tis à Sol­ta pelo País, para mais uma ses­são em família.

Bilhe­tes:

  • Nor­mal a 5€;
  • Redu­zi­dos a 4€;
  • Sóci­os da CCP/AACC a 2€ em todas as ses­sões e a Sóci­os Fila K e CEC nas res­pe­ti­vas sessões.

A Casa do Cine­ma de Coim­bra abre a sua bilhe­tei­ra 30 minu­tos antes de cada ses­são e situa-se no piso 0 das Gale­ri­as Ave­ni­da na Av. Sá da Ban­dei­ra.

Sema­na HORA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
5 02 fev. 03 fev. 04 fev. 05 fev.
18:00 Cró­ni­cas de Fran­ça“, de Wes Anderson A FLOR” Pt. 2, de Mari­a­no Llinás West Side Story“, de Ste­ven Spielberg Com­par­ti­men­to No.6“, de Juho Kuosmanen
21:30 Twin Peaks: Fire Walk with Me“, de David Lyn­ch,
comen­tá­rio de Dani­el Morei­ra (ESMAE-IPP/CEIS20-UC) (Ciclo “Alma Selvagem”)
West Side Story“, de Ste­ven Spielberg Com­par­ti­men­to No.6“, de Juho Kuosmanen West Side Story“, de Ste­ven Spielberg
6 09 fev. 10 fev. 11 fev. 12 fev.
18:00 West Side Story“, de Ste­ven Spielberg Ver­dens Vers­te Men­ne” aka “Worst Per­son in the World, The“, de Joa­chim Tri­er (ESTREIA NACIONAL) Les Cho­ses q’ont Dit, Les Cho­ses q’ont Fait“, de Emma­nu­el Mouret Ver­dens Vers­te Men­ne” aka “Worst Per­son in the World, The“, de Joa­chim Tri­er (ESTREIA NACIONAL)
21:30 Twin Peaks: The Mis­sing Pie­ces
comen­tá­rio de Sér­gio Dias Bran­co (UC/CEIS20-UC) (Ciclo “Alma Selvagem”)
Les Cho­ses q’ont Dit, Les Cho­ses q’ont Fait“, de Emma­nu­el Mouret Ver­dens Vers­te Men­ne” aka “Worst Per­son in the World, The“, de Joa­chim Tri­er (ESTREIA NACIONAL) Fabi­an“, de Domi­nik Graf
7 16 fev. 17 fev. 18 fev. 19 fev.
15:00 Mati­né Infantil
18:00 Fabi­an“, de Domi­nik Graf As Noi­tes Bran­cas do Car­tei­ro“, de Andrei Kon­cha­lovsky (Ciclo “Da Rús­sia com Amor”) Lico­ri­ce Piz­za“, de Paul Tho­mas Anderson Man­dí­bu­las“, de Quen­tin Dupieux
21:30 Cur­tas-metra­gens de David Lyn­ch
comen­tá­rio de Iván Vil­lar­mea Álva­rez (UC/CEIS20-UC) (Ciclo “Alma Selvagem”)
Lico­ri­ce Piz­za“, de Paul Tho­mas Anderson Man­dí­bu­las“, de Quen­tin Dupieux Lico­ri­ce Piz­za“, de Paul Tho­mas Anderson
8 23 fev. 24 fev. 25 fev. 26 fev.
18:00 Lico­ri­ce Piz­za“, de Paul Tho­mas Anderson Espo­sas Celes­ti­ais“, de Ale­xei Fedor­chen­ko (Ciclo “Da Rús­sia com Amor”) Bel­fast“, de Ken­neth Bra­nagh (ESTREIA NACIONAL) Entre a Mor­te“, de “Hilal Baydarov
21:30 David Lyn­ch: The Art Life“, de Rick Bar­nes, Jon Nguyen, Oli­via Neer­ga­ard-Holm (2016)
com comen­tá­rio de Fáti­ma Chi­ni­ta (ESTC-IPL/ICNOVA) (Ciclo “Alma Selvagem”)
Bel­fast“, de Ken­neth Bra­nagh (ESTREIA NACIONAL) Entre a Mor­te“, de “Hilal Baydarov Bel­fast“, de Ken­neth Bra­nagh (ESTREIA NACIONAL)

fon­te: Feve­rei­ro na Casa do Cine­ma de Coimbra