3 filmes portugueses na Semana da Crítica do Festival de Cannes

Alma Viva”, “Ice Mer­chants” e “Toda a gen­te gos­ta de Jean­ne? são as obras que mar­cam a pre­sen­ça por­tu­gue­sa na Sema­na da Crí­ti­ca, em Cannes.

A pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Cris­té­le Alves Mei­ra, “Alma Viva?, vai ter a sua estreia na Com­pe­ti­ção da Sema­na da Crí­ti­ca do Fes­ti­val de Can­nes, que decor­re entre 18 e 26 de maio.

Esta obra foi roda­da inte­gral­men­te em Por­tu­gal, na região de Vimi­o­so Trás-os-Mon­tes, de onde a famí­lia da rea­li­za­do­ra luso-fran­ce­sa é ori­gi­ná­ria, e con­ta a his­tó­ria de uma meni­na que vem todos os anos de Fran­ça para pas­sar as féri­as de Verão com a sua avó.

Salo­mé ado­ra a sua avó até que uma noi­te assis­te à sua mor­te, pela qual se aca­ba por sen­tir cul­pa­bi­li­za­da. “Acu­sa­da pelas gen­tes da aldeia de bru­xa­ria, a miú­da des­con­fia que foi pos­suí­da pelo espí­ri­to da sua avó, que atra­vés dela quer fazer o seu ajus­te de con­tas. Ao mes­mo tem­po que pro­cu­ra desem­ba­ra­çar-se des­sa tare­fa, Salo­mé toma cons­ci­ên­cia da heran­ça que […] 

fon­te: 3 fil­mes por­tu­gue­ses na Sema­na da Crí­ti­ca do Fes­ti­val de Cannes