EcoQueerÉcho: cinema e práticas queer para além do desastre

De acor­do com o comu­ni­ca­do da orga­ni­za­ção, “o pro­gra­ma vai ter como foco a eco­lo­gia, a pai­sa­gem, a sus­ten­ta­bi­li­da­de e a coe­xis­tên­cia inte­res­pé­cie atra­vés do pris­ma do cine­ma queer?. 

Na Cine­ma­te­ca de Nice, a pro­gra­ma­ção é sobre­tu­do dedi­ca­da à pro­du­ção de cine­ma que­er de ori­gem por­tu­gue­sa. Des­ta­ca-se a pre­sen­ça do rea­li­za­dor João Pedro Rodri­gues, cuja obra esta­rá em retros­pe­ti­va, e serão exi­bi­dos os seus fil­mes “O Orni­tó­lo­go? (2016) e “Tur­dus Meru­la Lin­na­eus, 1758? (2020).  Esta­rá ain­da numa mas­ter­class con­jun­ta com João Rui Guer­ra da Mata. Recor­de-se que a mais recen­te lon­ga-metra­gem de fic­ção do João Pedro Rodri­gues, “Fogo-Fátuo? foi sele­ci­o­na­da para a Quin­ze­na dos Rea­li­za­do­res, em Can­nes, onde terá a sua estreia mundial. 

Ain­da na Cine­ma­te­ca, no dia 29 de abril, é exi­bi­do um con­jun­to de cur­tas-metra­gens de ori­gem por­tu­gue­sa rela­ti­vas às temá­ti­cas explo­ra­das: A Mor­di­da (2019) de Pedro Neves Mar­ques, Encoun­ters with Lands­ca­pe (3x) (2012) […]

fon­te: Eco­Que­e­rÉ­cho: cine­ma e prá­ti­cas que­er para além do desastre