Filmes portugueses premiados no Rio de Janeiro

Palo­ma”, do rea­li­za­dor Mar­ce­lo Gomes, uma copro­du­ção entre o Bra­sil e Por­tu­gal, pela Ukbar Fil­mes, ven­ceu os pré­mi­os de melhor lon­ga-metra­gem de fic­ção e de melhor fil­me bra­si­lei­ro de temá­ti­ca LGBTQI+. Kika Sena, pro­ta­go­nis­ta do fil­me e mulher trans, foi elei­ta a melhor atriz.

A obra ins­pi­ra-se em fac­tos reais e con­ta a his­tó­ria de “uma agri­cul­to­ra, mulher trans, que resol­ve casar-se num rito reli­gi­o­so com Ze?, um ser­ven­te de pedrei­ro. Desa­for­tu­na­das coin­ci­dên­ci­as trans­for­mam o even­to numa man­che­te de noti­ciá­rio naci­o­nal”, refe­re a pro­du­to­ra por­tu­gue­sa Ukbar Filmes.

No fes­ti­val do Rio de Janei­ro, o fil­me “Mato Seco em Cha­mas”, da rea­li­za­do­ra por­tu­gue­sa Joa­na Pimen­ta e do bra­si­lei­ro Adir­ley Quei­rós, ven­ceu o pré­mio espe­ci­al do júri e a cine­as­ta foi ain­da dis­tin­gui­da pela dire­ção de foto­gra­fia. Esta copro­du­ção entre a por­tu­gue­sa Ter­ra­tre­me e a bra­si­lei­ra Cin­co da Nor­te, segue um gru­po de mulhe­res, na peri­fe­ria de Bra­sí­lia, que vive do negó­cio de petró­leo encon­tra­do em oleodutos […] 

fon­te: Fil­mes por­tu­gue­ses pre­mi­a­dos no Rio de Janeiro