Cinco filmes portugueses na Netflix

Cin­co lon­gas-metra­gens, ven­ce­do­ras da con­vo­ca­tó­ria lan­ça­da pela Net­flix e pela Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cine­ma, que tinha o obje­ti­vo de apoi­ar as pro­du­to­ras, gui­o­nis­tas e rea­li­za­do­ras naci­o­nais, pas­sam a estar dis­po­ní­veis na pla­ta­for­ma de streaming. 

Com um total de 31 can­di­da­tu­ras apre­sen­ta­das, refe­ren­tes a lon­gas-metra­gens fina­li­za­das entre 2019 e 2020, o con­cur­so teve como obje­ti­vo col­ma­tar as dis­pa­ri­da­des de géne­ro no setor do cine­ma e audi­o­vi­su­al, “ten­do as expec­ta­ti­vas das duas enti­da­des sido supe­ra­das em lar­ga esca­la?, segun­do o comu­ni­ca­do envi­a­do pela Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cinema.

Os 5 fil­mes elei­tos, 3 fic­ções e 2 docu­men­tá­ri­os, refle­tem a diver­si­da­de do cine­ma naci­o­nal?, afir­mou Car­la Cham­bel, vice-pre­si­den­te da Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cine­ma. Esta ini­ci­a­ti­va “per­mi­tiu tam­bém à Net­flix conhe­cer mais pro­fun­da­men­te par­te do cine­ma naci­o­nal, fei­to por mulhe­res e homens, na diver­si­da­de de lin­gua­gens, géne­ros, temá­ti­cas e pon­tos de vis­ta, das 31 candidaturas […] 

fon­te: Cin­co fil­mes por­tu­gue­ses na Netflix