Dois filmes de João Canijo em Competição no Festival de Berlim

Roda­do num hotel do nor­te de Por­tu­gal — o Hotel Par­que do Rio, em Ofir — “Mal Viver? retra­ta a vida de cin­co mulhe­res, da mes­ma famí­lia, dila­ce­ra­da pelo res­sen­ti­men­to e ran­cor, cuja che­ga­da ines­pe­ra­da de uma neta vai aba­lar em ape­nas um fim de semana.

Para­le­la­men­te, de acor­do com a sinop­se divul­ga­da pela Midas Fil­mes, “Viver Mal? cen­tra-se em três gru­pos de hós­pe­des do hotel: “um casal à bei­ra da sepa­ra­ção, uma mãe que enco­ra­ja o casa­men­to da filha, para poder man­ter uma rela­ção clan­des­ti­na com o seu mari­do e outra mãe que impe­de a filha de ser feliz, ao pro­je­tar-se nela e assim anu­lar a sua vida?. His­tó­ri­as que “são o espe­lho, o nega­ti­vo, do pri­mei­ro filme?.

Ambas as pro­du­ções con­tam com ato­res reco­nhe­ci­dos como Ana­be­la Morei­ra, Rita Blan­co, Mada­le­na Almei­da, Cleia Almei­da e Vera Bar­re­to, em “Mal Viver?, e Nuno Lopes, Fili­pa Are­o­sa, Leo­nor Sil­vei­ra,  Rafa­el Morais, Lia Car­va­lho, Bea­triz Batar­da, Leo­nor Vas­con­ce­los e Caro­li­na Ama­ral, em “Viver Mal?. Os fil­mes têm dire­ção de fotografia […] 

fon­te: Dois fil­mes de João Cani­jo em Com­pe­ti­ção no Fes­ti­val de Berlim