O Homem do Lixo” venceu o Melhor Filme de Animação em Clermont-Ferrand

O Homem do Lixo? (2022, 11′50″), pro­du­zi­do pela Ban­do à Par­te rece­beu o pré­mio de Melhor Fil­me de Ani­ma­ção. De acor­do com o comu­ni­ca­do da Agên­cia da Cur­ta Metra­gem, esta obra retra­ta as “recor­da­ções e memó­ri­as de uma famí­lia que, sen­ta­da à mesa, numa tar­de quen­te de agos­to, par­ti­lha a his­tó­ria do tio Botão, da dita­du­ra à emi­gra­ção para Fran­ça, onde tra­ba­lha­va na reco­lha do lixo, vol­tan­do a Bel­mon­te de car­ri­nha cheia de lixo trans­for­ma­do em tesouros?.

O fil­me de Lau­ra Gon­çal­ves já pas­sou por deze­nas de fes­ti­vais por todo o mun­do, onde obte­ve mais de 20 pré­mi­os, ten­do esta­do tam­bém, com ‘Ice Mer­chants’, de João Gon­za­lez, na shor­tlist para os Ósca­res da Aca­de­mia Ame­ri­ca­na, atra­vés do pré­mio qua­li­fi­can­te obti­do no World Fes­ti­val of Ani­ma­ted Films de Zagreb.

A rea­li­za­do­ra Lau­ra Gon­çal­ves é licen­ci­a­da em Arte e Mul­ti­me­dia pela Facul­da­de de Belas Artes, Lis­boa. Em 2012 rea­li­zou a sua pri­mei­ra cur­ta de ani­ma­ção “Três Sema­nas Em […] 

fon­te: “O Homem do Lixo” ven­ceu o Melhor Fil­me de Ani­ma­ção em Clermont-Ferrand