Março é mês de MONSTRA

O Japão está em des­ta­que na 22ª edi­ção do Fes­ti­val de Ani­ma­ção de Lis­boa, num ano em que se cele­bram os 480 anos da che­ga­da dos por­tu­gue­ses a este país. O pro­gra­ma dedi­ca­do ao Japão con­ta com 95 fil­mes, dos quais 79 são cur­tas e 16 são lon­gas Uma das pre­sen­ças de peso des­ta geo­gra­fia é o rea­li­za­dor e dese­nha­dor Koji Yama­mu­ra, que terá uma expo­si­ção de dese­nhos ori­gi­nais dos seus fil­mes no Museu do Ori­en­te e esta­rá em Por­tu­gal a dar uma mas­ter­class. Koji, autor do car­taz do Fes­ti­val des­te ano, será tam­bém o cura­dor de uma retros­pec­ti­va dedi­ca­da aos mes­tres japo­ne­ses do cinema.

Em 12 dias de Mons­tra vão ser exi­bi­dos 423 fil­mes, 8 estrei­as mun­di­ais, 17 inter­na­ci­o­nais e 70 naci­o­nais. Nas 6 com­pe­ti­ções do Fes­ti­val esta­rão 231 pro­du­ções de mais de 50 países.

A com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal de lon­gas-metra­gens tem 7 fil­mes e, pela pri­mei­ra vez, 3 pro­du­ções com assi­na­tu­ra naci­o­nal: “Os Demó­ni­os do Meu Avô?, de Nuno Beato, […] 

fon­te: Mar­ço é mês de MONSTRA